As marcas de tintas e empresas da indústria gráfica divulgaram, no final do ano passado, suas respectivas cores que têm como objetivo influenciar no desenvolvimento de marcas e/ou produtos nas áreas de design, arquitetura e moda para o ano de 2017.
No design gráfico a cor é fundamental, quando bem usada torna-se um grande atrativo e proporciona muita eficácia na comunicação visual. Portanto é fundamental, o profissional gráfico conhecer muito bem o negócio do cliente, para não escolher as cores do projeto levando em conta apenas o senso estético.
De acordo com os estudos, todas as empresas se baseiam em tendências de comportamento ao redor do mundo e justificam a cor segundo o momento em que todos nós vivemos, por isso os tons são sempre diferentes uns dos outros.
Selecionamos as principais empresas para apresentarmos a cor selecionada por cada uma. Veja abaixo.
Greenery
O instituto Pantone elegeu para 2017 o Greenery: um tom verde amarelado que representa os primeiros dias da primavera, quando a natureza se renova. O tom chega para transmitir a segurança e a esperança em tempos tão tumultuados. A cor traz o simbolismo de recomeço e de otimismo. Além de linda né? Por que será que gostamos tanto dessa cor? Rsrs. ?
Shadow
A empresa americana de tintas Benjamin Moore – referência internacional em design de interiores – apresentou a cor Shadow 2117-30, um tom forte e enigmático que lembra a cor da pedra ametista. As nuances vão do cinza ao lilás e pode ser usada em diferentes ambientes.
Cortina de Teatro
Cortina de Teatro é a cor eleita pela Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, para 2017. O tom vermelho avioletado resgata a cultura tradicional do país e reflete a proximidade com a natureza, afinal, esse tom é o mesmo encontrado na brasilina, corante extraído do Pau-Brasil e usado pelos portugueses para tingir tecidos de veludo. Este ano o objetivo foi usar a cor como instrumento para enriquecer a decoração e transmitir a personalidade do brasileiro.
Arquipélago
O tom sugerido para 2017 foi o Arquipélago, um azul aconchegante cheio de vida. Uma conexão entre o antigo e o novo é a proposta das tintas Eucatex em um estudo realizado em conjunto com a Tendere, consultoria especializada em gerar informações de tendência, com foco na realidade criativa do Brasil. A escolha representa o diálogo entre esses diferentes modos de viver, que estão conectados por características em comum: dinâmica e imediatismo do dia a dia das pessoas que vivem nas grandes cidades, em equilíbrio com a busca pela calma e pelo resgate da origem e da essência de cada indivíduo como parte de um povo.
Mergulho Sereno
Batizada de Mergulho Sereno, o tom eleito pela AkzoNobel, dona da marca de tintas Coral, apresenta um azul acinzentado com atmosfera calma e atemporal. O tom eleito pelo estudo de tendências Colour Futures vem da natureza e remete a água e o céu, transmitindo uma sensação boa que o mundo precisa no momento.
É importante lembrar que a Fabmetal utiliza para impressão apenas o método padrão CMYK, assim como a grande maioria das gráficas do mercado brasileiro. Essas dicas servem apenas como guias para auxiliar no desenvolvimento de um projeto gráfico ou produto, porém essas cores podem ser convertidas facilmente para a escala CMYK.
Então, gostaram das cores sugeridas para esse ano? Comente abaixo qual a sua preferida. ?
Referência: http://breradesign.com.br/blog/
Fonte: http://blog.zapgrafica.com.br