Da mesma forma que nos últimos anos houve um avanço significativo nas tecnologias de impressão, os serviços de uma gráfica rápida também tiveram que se adaptar bastante às demandas de um mercado em constante transformação.
Isso porque a demanda de impressão dos clientes, de alguns anos para cá, começou a diminuir bastante. Principalmente pela maior necessidade de orçamentos menores e de baixa produção de produtos gráficos. Além, é claro, do aumento significativo na concorrência.
Por este motivo, algumas gráficas rápidas se utilizam da criatividade para explorar ao máximo os recursos de suas impressoras digitais, se destacando no mercado, oferecendo serviços com maior valor agregado para públicos diferenciados.
Esta mudança na demanda de serviços de uma gráfica rápida também resultou, consequentemente, em uma queda na rentabilidade de produtos tradicionais, como cópia PB, impressão de apostilas etc – e é sobre como solucionar este problema que trataremos neste artigo.
Como aumentar a rentabilidade dos serviços de uma gráfica rápida?
Gráficas rápidas que querem se manter competitivas no mercado precisam apresentar um portfólio mais diferenciado, com produtos de maior valor agregado. Ou seja, serviços diferenciados que garantem não só um resultado de alta qualidade, mas também maior rentabilidade e otimização de tempo.
Quais serviços são estes?
À seguir, vamos apresentar 7 serviços que podem ajudar você a agregar mais valor aos serviços de uma gráfica rápida. Confira:
1. Fotografia
Por ser um serviço cuja qualidade final está diretamente relacionada à qualidade da impressão, muitas empresas especializadas em impressão de fotos recorrem às gráficas rápidas para terceirizar este tipo de serviço.
Além da qualidade elevada, um serviço de impressão digital de fotografias também abre possibilidades para diversos outros serviços (como impressão de álbuns de fotos, cartões, etc) para um público muito mais exigente, que está mais preocupado com a qualidade do que com o preço.
2. Reprodução de FineArt
Também conhecida como impressão gliceé ou Fine Print, o recurso de FineArt é um dos serviços de uma gráfica rápida com maior potencial de atração de clientes qualificados, uma vez que ele mantém os mínimos detalhes de uma peça de arte durante o processo de impressão.
Com o FineArt, administradores e colecionadores de arte podem reproduzir suas obras de arte favoritas sem perder qualidade ou detalhes característicos do autor da obra.
3. Livros sob demanda
A impressão de livros sob demanda é uma alternativa para pessoas e empresas que precisam imprimir um número pequeno de exemplares (livros, e-books, anuários ou guias de poucas páginas), à partir de uma única cópia.
Além disso a impressão de livros sob demanda permite uma personalização mais flexível por parte do autor, que inclusive pode adicionar uma dedicatória personalizada em cada exemplar imprimido.
Neste mercado de impressão de livros sob demanda, você ainda pode oferecer, além da impressão, serviços de acabamentos, agregando equipamentos específicos para esta finalidade.
4. Mala direta promocional
A mala direta promocional é uma maneira personalizada de se fazer marketing promocional através de tecnologias modernas de impressão de dados variáveis, onde é possível formatar, imprimir e direcionar determinados produtos gráficos para públicos diferenciados, identificados e segmentados a partir de qualquer banco de dados.
Gráficas rápidas que contam com este serviço possuem uma grande vantagem mercadológica, uma vez que a mala direta requer equipamentos específicos que nem sempre estão ao alcance de todos.
5. Transpromo
Na prática, a impressão em transpromo é uma tecnologia que permite inserir promoções transacionais em documentos (boletos, faturas, carnês etc) por meio de ferramentas específicas e direcionadas.
Serviços de uma gráfica rápida como o transpromo também permitem uma fonte de renda recorrente, uma vez que a maioria das empresas precisam gerar documentos transacionais todos os meses.
6. Impressão digital de embalagens e convites personalizados
O serviço de impressão digital em embalagem pode ser aplicado em diversas situações, como impressão de embalagens para produtos limitados, produtos personalizados, convites, rótulos comemorativos ou qualquer outro produto de edição limitada, na qual é necessário apenas uma quantidade reduzida de unidades para suprir a demanda naquele momento.
Esta tecnologia também permite que uma gráfica rápida possa oferecer aos clientes a opção de personalizar cada embalagem com um nome ou mensagem personalizada, agregando valor ao serviço de impressão digital de embalagem e sendo reconhecida como uma gráfica diferenciada.
7. Fotoprodutos
A impressão de fotoprodutos permite a personalização de uma série de materiais como canecas, almofadas, canetas, bonés. Trata-se de uma opção atraente para empresa ou lares que buscam decorar seus ambientes particulares de forma criativa e diferenciada.
Este tipo de impressão pode ser realizado de duas formas: transfer ou impressão direta no produto. Ambas as formas necessitam de equipamentos específicos e a escolha da tecnologia ideal vai depender, basicamente, do tipo de material que será customizado.
Inovação: o futuro das gráficas rápidas
Assim como várias outras áreas da economia, o mercado da impressão digital teve de repensar seu posicionamento nos últimos anos para se adaptar às novas exigências do mercado.
A realidade é que, com todos os avanços das tecnologias de impressão, a inovação nos serviços de uma gráfica rápida estará cada vez menos limitada e, por isso, a criatividade será o limite na hora de agregar valor e destacar frente aos concorrentes.
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Fonte: https://helioprint.com.br