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Você conhece o RD Summit? Já ouviu falar em uma empresa catarinense chamada Resultados Digitais?

Então, eu não conhecia. Até que meu amigo Edson Krug da Cria3 me apresentou para esse mundo da vendas e marketing digital.

O RDSummit é o maior evento de vendas e marketing digital do país e esse ano contou com mais de 100 palestras durante os 2 dias de evento. Organizado pela Resultados Digitais, em 2015 aconteceu em Floripa, no Centrosul, entre os dias 29 e 30 de outubro e contou com mais de 3 mil pessoas.

Bom, a ideia desse post é falar um pouco sobre as impressões que tive do evento e as principais ideias e insights, e já garanto a vocês algo certamente ficará de fora.

RD Summit 2015: Sobre o evento

RD Summit 2015

O RD Summit 2015 foi um evento focado em vendas e marketing digital, e contou com grandes gurus do assunto. Foram mais de 100 palestras, das quais eu acompanhei cerca de 25. O evento foi dividido entre os Keynotes que se apresentavam no palco principal, batizado de Plenária e as trilhas temáticas.

Por ser minha área de interesse eu acompanhei, além dos Keynotes, as trilha de Vendas e Sucesso do Cliente, Marketing: Conceitos e Fundamentos, Marketing: Técnicas Avançadas e e a trilha de Gestão e Estratégias. Além dessas haviam também trilhas de eCommerce, Tecnologia, Agência e Educação.

De início já aparece o primeiro desafio, como montar a agenda para potencializar ao máximo a participação no evento. O evento contava com um aplicativo mobile que ajudou bastante nessa tarefa e além de mostrar de forma organizada (por horário e trilha) o que estava por vir, ainda avisava das modificações e alertava quando uma palestra escolhida estava prestes a iniciar.

Mestre de Cerimônias

Abertura RD Summit 2015 Murilo Gun

A tarefa de conduzir as apresentações, entreter e informar o público presente foi de Murilo Gun. O cara além de humorista é também um grande empreendedor e enriqueceu bastante o evento com seus comentários e insights. Eu particularmente não conhecia esse lado dele e depois do evento passei a seguir seu PodCast e também os conteúdos que ele disponibiliza gratuitamente. Para quem se interessa por empreendedorismo e criatividade, vale a pena seguir.

Os 5 Keynotes preferidos

Top 5 RD Summit 2015

É sempre difícil fazer uma lista quando se tem tanto conteúdo de qualidade, mas eu vou me atrever a tal. Meu objetivo quando vou a algum evento como esse é tomar nota tanto dos insights que tive no evento, como das fontes de conteúdo que eu possa usar depois para aprofundar meu conhecimento no tema. É mais ou menos isso que eu vou compartilhar agora, em relação aos palestrantes e as ideias que eles abordaram.

Sujan Patel e Grown Hacking

Sujan é um consultor e empreendedor americano especializado em marketing e Grown Hacking. Suas principais ideias estão publicadas no livro “100 DAYS OF GROWTH” sem versão em português. Ele trouxe muitas ideias sobre como acelerar o crescimento das empresas, com foco muito forte em marketing digital e usabilidade.

@sujanpatel

Christian Barbosa e Gestão do Tempo

Essa palestra foi especialmente interessante, pois o assunto não era exatamente vendas e marketing (foco do evento) mas os tópicos abordados ajudam a executar as estratégias e táticas em qualquer área de negócio. Afinal, quem não gostaria de ter mais tempo?

Ele falou sobre alguns conceitos interessante abordados no seu livro Tríade do Tempo, na importância de equilibrar vida pessoal, profissional e espiritual. Mostrou como podemos separar nossas atividades entre tarefas urgentes, importantes e circunstanciais e utilizar essa classificação para entender se você está realmente utilizando seu tempo de forma adequada. Se você se interessa pelo assunto, pode segui-lo em aqui.

Christian Barbosa

@christiantriad

Lincoln Murphy e Customer Success

Abordou um dos temas mais destacados do evento, Customer Success ou Sucesso do Cliente. Ele trouxe alguns insights interessantes de como os clientes que alcançam efetivo sucesso através das soluções de produtos ou serviços que sua empresa implementou não só ficam por muito mais tempo, mas também trazem novos clientes que também ficam com você por longos períodos. É o que aqui no Brasil chamamos de boca-a-boca. A diferença dessa abordagem é que ela visa efetivamente estruturar a forma como isso ocorre e como as decisões empresariais devem ser pautadas por isso. Esse tema foi abordado também diversas vezes nas trilhas temáticas e acredito que deve ganhar muito espaço nos próximos anos.

Lincoln Murphy

@lincolnmurphy

Deli Matsuo – Mantendo a cultura em um ambiente de rápido crescimento

Deli Matsuo trouxe sua experiência em cultura organizacional de nada mais nada menos que a empresa referência da década, o Google.  Deli falou sobre como manter a cultura organizacional em empresas com rápido crescimento, como os rituais, a hierarquia boa e a postura do CEO ajudam e delimitam de forma intrínseca as fronteiras entre o bom e o ruim. Destacou também a função do recrutamento, como forma de melhorar o desempenho.

Deli Matsuo

@delimatsuo

Will Reynolds e as novas tendências em distribuição de conteúdo

Will Reinolds abordou o que parece ser um esgotamento do modelo “antigo” de marketing digital, com SPAM, com conteúdo mal desenvolvido e trouxe a tona a importância de trabalhar conteúdos que realmente estejam direcionados a resolver problemas de forma verdadeira. Uma analogia que ele fez foi: quanto você pagaria pelo conteúdo que você gera? Ou seja, o seu conteúdo é bom o suficiente para que alguém pague por isso? Ele resolver genuinamente algum problema? Outro insight importante foi a chamada internet das coisas, como a Amazon está revolucionando o mercado de consumo através do Amazon Prime e o Amazon Dock. Vale a pena seguir ele para ficar por dentro das últimas tendências.

Will Reynolds

@wilreynolds

E tinha muito mais, porém…

Certamente os outros keynotes agregaram muito, mas como em toda lista, alguém precisa ficar de fora!

Já nas trilhas temáticas destaquei para compartilhar aqui alguns temas que mais me chamaram a atenção.

Vendas e Sucesso do Cliente

Ricardo Jordão é um consultor de vendas extremamente focado na atividade de venda e em dicas para vendedores vencerem as etapas e conquistarem resultados. Com um gás fora do normal, ele literalmente mexeu com a platéia logo de inicio. Dentre as inúmeras dicas que ele trouxe, eu ressalto a importância de ter muito bem definido quais os clientes que sua empresa deseja e como resolver os problemas que essas empresas tem deve ser o foco principal da atuação de vendas, para captar e reter clientes.

Ricardo Jordão

@bizrevolution

Cristiano Wuerzius é diretor de vendas da Resultados Digitais e compartilhou como a empresa atua e como o inbound marketing modificou a forma como vendas encara o negócio. Os pontos fortes aqui foram a importância dos processos focados no cliente, o alinhamento entre os objetivos da equipe de vendas e da empresa e como medir a evolução dos leads através do funil de vendas.

Cristiano Wuerzius

@crisrowu

Marketing: Conceitos e Fundamentos do Marketing

Emilia Chagas, da ContentTools. O tema foi Definição de personas e mapeamento da jornada de compra. Muito interessante ver essa abordagem de definição de perfil de consumidor, como se fosse efetivamente uma única pessoa, com nome, idade, interesses, etc. Fica certamente mais fácil desenvolver ações de marketing, campanhas de vendas e até mesmo produtos e serviços quando se tem em mente de forma clara para quem está se desenvolvendo.

Emilia Chagas

@emilia_chagas

Marketing: Técnicas Avançadas

Tom McCarty começou a apresentação dele com um jogo. Chamou no palco alguém da platéia que tivesse R$ 50,00, aleatoriamente. Tentou convencer o cara a entregar a ele os R$50,00 (deixou claro que não devolveria o dinheiro), o cidadão obviamente não aceitou. Então ele mudou a abordagem, ofereceu R$100,00 em troca dos R$50,00, e de imediato o participante aceitou. O que ele quis mostrar com isso? Não é isso que a gente faz muitas vezes? Ou seja, você gasta dinheiro com prospecção, com publicidade, com equipe de vendas ou atendimento, recepcionista e uma série de outros custos para captar um número X de clientes. E essa conta fecha? Você sabe quanto custa a aquisição de clientes na sua operação? E foi nesse caminho que ele seguiu, abordando os conceitos de custo de aquisição de clientes e medição de retorno de investimento nessas atividades.

Tom Mccarty

Tom Mccarty

Gestão e estratégia

Essa trilha teve várias boas palestras, mas em especial quero destacar a apresentação de Radamés Martini. Ele é CEO da SocialBase uma empresa catarinense que atua num mercado muito interessante, Rede Social Corporativa. O grande diferencial da atuação deles, do ponto de vista de vendas e marketing, é a forma como utilizam o Inbound Marketing no cenário de vendas B2B. A grande maioria dos cases de Inbound estavam relacionadas a venda para consumo, e usar essa técnica para vendas corporativas para médias e grandes empresas é certamente um paradigma muito interessante de ser quebrado. Certamente vale a pena acompanhar a SocialBase e o que estar por vir, tanto em cultura colaborativa como em estratégias de marketing.

Radames Martini

Radamés Martini

A pergunta era: RDSummit Vale a visita?

Se você chegou até aqui, já deve ter respondido essa pergunta. Minha avaliação do evento foi muito positiva. Independente do ramo de atuação da sua empresa, se você precisa vender ou comunicar seu negócio para alguém esse é um evento no Brasil para participar.
Nós estaremos lá em 2016 e a dica que fica é: assim que abrir as inscrições, faça a adesão! São 2 dias de imersão que vão gerar ideias para implementar o ano inteiro!


Fonte: https://helioprint.com.br

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