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O marketing direto é uma forma de afunilar os laços da empresa e dos seus clientes.

Assim, seu principal objetivo é focar em um público que possui interesse em determinado serviço ou produto.

Cada vez mais este tipo de marketing tem tido espaço e vem sendo a melhor forma de conquistar o consumidor.

Diante destes fatos, não adianta criar estratégias mirabolantes se elas não estiverem adequadas às necessidades dos clientes.

Para facilitar esse trabalho este tipo de marketing é visto como alternativa, já que abrange vários meios de comunicação.

Afinal, é possível criar um contato pessoal entre empresa e consumidor, logo, contribuir para um longo relacionamento.

Com tantas características sobre este tipo de marketing é preciso compreender de forma simplificada.

Pensando nisso, criamos este post para saber como esta estratégia pode aumentar seus lucros e conquistar clientes.

Ficou interessado? Não perca tempo e confira o artigo a seguir.

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O que é o marketing direto

Este marketing tem como objetivo utilizar as formas de comunicação de acordo com as exigências do cliente. Com base nestas questões é possível desenvolver um relacionamento entre empresa e o seu público.

Através deste trabalho cresce a fidelização e consequentemente a receita por cliente.

Assim, algumas formas são o e-mail marketing, mala direta, telemarketing, brindes e até distribuição de folhetos.

Para entender como estes itens devem ser aplicados  basta pensarmos na tecnologia.

Por meio dela é possível criar ações personalizadas e facilitar todo este trabalho. Ao final, vai ser mais fácil criar uma proximidade e trazer valor para o atendimento.

Como vender mais com marketing direto

Este marketing começou há muito tempo, quando Gutemberg inventou o tipógrafo.

Através da máquina ele produziu materiais impressos para atração dos clientes e venda de serviços e produtos.

Naquela época era comum produzir catálogos, até mesmo para venda de plantas ou sementes para quem trabalha com jardinagem.

Outro exemplo do período, foi o uso deste meio nas colônias americanas, com a criação do Clube do Livro, por Benjamin Franklin.

Já em 1744, Benjamim vendia o seu catálogo e usava o termo de “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”.

Mas voltando aos dias atuais, em meio a era digital, hoje atualizados, usamos a tecnologia a nosso favor.

Com isto o e-mail, entre outras ferramentas são usadas e adequadas aos dias de hoje para atrair os usuários.

Para isto, confira a seguir como a modernização fez com que este marketing seja aplicado.

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Ferramentas no marketing direto

1 — Venda pessoal

Neste tipo de estratégia, o profissional procura os seus clientes para fazer a venda dos seus produtos. Para este trabalho é necessário um relacionamento para criar uma fidelização.

Temos como exemplos, algumas empresas clássicas como a Avon, Natura e Mary Kay.

2 — Mala Direta

A mala direta ocorre com envio dos seus produtos para divulgação por meio de catálogos e folhetos. Nestes itens existem ofertas e informações em gerais.

Ainda para este processo é necessário ter uma lista segmentada dos clientes para facilitar o contato. A mala direta pode ser feita também por meio digital, além de impresso.

Para garantir mais resultado, o ideal é que a empresa tenha autorização do usuário, para evitar que seja visto como “spam”.

3 — Catálogos

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O catálogo é uma forma tradicional de contato com o cliente.

Ao contrário do que muitos podem dizer sobre ele, os catálogos possuem, ainda, grande poder de divulgação.

Queremos que entenda que, o marketing digital está cada vez mais presente em nossa rotina, porém não dá para deixar de lado materiais impressos, principalmente os catálogos.

Catálogos são ideais, principalmente, para aqueles clientes que não possuem intimidade com o mundo online ou simplesmente porque não querem.

Da mesma forma eles são grandes aliados de vendas para revendedores, aumentam a facilidade de comunicação entre fornecedores e consumidores, além de dar mais personalização à um atendimento.

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4 — Telemarketing

O telemarketing é um dos mais conhecidos meios de marketing e funciona através do telefone. Nesta estratégia os produtos e serviços são oferecidos de forma direta pelo telefone.

No entanto, este tipo atividade não tem uma boa reputação, porém, se aplicada corretamente pode trazer diversas vantagens.

5 — Quiosques de autoatendimento

Os quiosques de autoatendimento ou totens ou canais multimídia são bastante inovadores.

Este tipo de serviço é mais rápido e prático.

Com funcionamento de 24 horas permite uma interatividade, além de oferecer diversas tarefas e atrair o público alvo com tecnologia, como vídeos, telas touchscreen e outros.

6 — Marketing digital

Por fim, outra forma é investir no marketing digital pelo canal online. Neste caso, vale apostar nas redes sociais, sites, blogs e outros.

Vantagens do marketing direto

Agora que você conhece um pouco, vamos trazer abaixo alguns dos benefícios que este segmento pode garantir aos seus negócios.

Público alvo

Este marketing facilita o contato com o seu público-alvo. Com um canal interativo é possível coletar informações dos seus clientes.

Para isto vale perguntar algumas informações, como desejam o atendimento, sugestões dentre outros.

Com este processo é possível criar ações conforme a expectativa dos seus consumidores.

Comunicação direcionada

O marketing permite que você tenha um contato direto com o seu consumidor e crie uma comunicação eficiente. Com o passar do tempo é mais fácil ter um melhor retorno.

Fidelização

Ao conhecer o seu público e criar uma comunicação eficiente, permite a fidelização dos clientes.

Customização

Um dos benefícios é a possibilidade de customizar seus produtos e serviços conforme necessidade do consumidor.

Uma exemplo simples é se o usuário demonstrar interesse por algum produto, é válido criar ofertas para que a compra seja concluída.

De qualquer forma é fundamental traçar estratégias para alcançar o sucesso do seu empreendimento. Um planejamento é essencial, portanto, não se esqueça do seu público-alvo.

Ao focar e armazenar as informações utilize estes dados para trabalhar dentro da empresa. Com o público definido, estabeleça um objetivo e defina a melhor forma de abordagem.

Se for preciso, segmente o público como meio de garantir que a sua campanha seja atrativa. É necessário que se faça testes até saber qual a melhor opção.

Durante os testes não deixem de verificar os resultados, caso a campanha atinja o seu público.

Contudo, para garantir a excelência não esqueça de aplicar este marketing alinhado com as estratégias.

Ao final vai ser provável que a empresa consiga atingir e reter o público e produzir resultados favoráveis.

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Fonte: http://blog.zapgrafica.com.br

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