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Todos nós sabemos que criar um projeto gráfico é uma atividade que demanda muita atenção e esforço para resultar em um produto de qualidade.

E sem dúvidas, o fechamento de arquivo é uma das etapas mais importante durante o processo de criação. Que por si só, é repleto de particularidades e detalhes que fazem toda a diferença na hora de mandar o seu projeto para impressão.

No entanto, todo profissional gráfico precisa estar atento aos mínimos detalhes para, assim, evitar problemas na impressão e não prejudicar o prazo de produção. Ou até mesmo não obter resultados de alto nível em seus projetos.

Pensando nisso, separamos quatro dicas essenciais de como criar um check list de fechamento de arquivo e garantir um job de qualidade. Ah! E claro deixar o seu cliente sempre satisfeito. Confira!

#Dica1: Retire informações e imagens que não fazem parte da sua arte

Todos os produtos em nosso site disponibilizam gabaritos para auxiliar os parceiros na hora de montar a sua arte.

No entanto, após concluir o seu projeto as informações contidas nos gabaritos e as demais imagens, que não fazem parte da sua arte, deverão ser retiradas. Ou seja, você precisa “limpar” o seu arquivo.

Pois, o nosso sistema é automatizado e para que a impressão ocorra sem nenhum imprevisto ou até mesmo o seu material seja refugado, você precisa estar atento a esse detalhe.

Deletar gabarito do seu arquivo

#Dica2: Evite cortes indesejados em sua arte

A nossa produção trabalha em escala industrial, ou seja, são vários materiais sendo produzidos ao mesmo tempo. E por mais preciso que seja, pequenos erros podem acontecer.

Portanto, para evitar que a sua arte tenha cortes indesejados durante o processo de refile, sempre respeite a margem de segurança interna.

Por isso, procure colocar informações, como texto e elementos, dentro da margem de segurança indicada no gabarito de cada produto.

Procure colocar aquele elemento que pode ultrapassar a área do formato final do impresso, mas respeitando o tamanho final do arquivo.  Com isso, evitamos áreas falhadas ou filetes brancos nas extremidades do seu material.

Margens de Segurança

#Dica3: Sempre converta as fontes em curvas

Essa é com certeza a tarefa mais importante que você deve realizar. Quem nunca teve o arquivo refugado por esquecer de converter em curvas? Este é um tipo de problema bastante recorrente na área gráfica.

Para evitar esse tipo de transtorno, é essencial converter todos os textos em curva, ou seja, transformá-los em objeto durante o seu processo de fechamento de arquivo. Somente assim, a fonte que você escolheu para o seu serviço não sofrerá alterações.

Veja como é simples converter as suas fontes nos principais programas de edição de imagem. No COREL DRAW o atalho é: CTRL + Q. Já no ILLUSTRATOR e INDESIGN o atalho é: Shift + CTRL + O.

Convertes fontes em curvas

#Dica4: Nunca use preto composto em seu material

Existem vários padrões de cores utilizados no meio do design, mas para impressões o mais utilizado pelas gráficas é o CMYK. Portanto, sempre converta em CMYK suas imagens e preenchimentos. Nada de mandar o seu material em RGB.

Para evitar problemas na hora da impressão, sempre bom seguir duas regrinhas básicas: para áreas pequenas ou de elementos textuais, utilize apenas preto (C: 0%, M:0%, Y:0%, K:100%).

Já nas áreas de maior tamanho, como fundos, opte por “calçar” o preto, isto é, imprimi-lo junto com pequenas porcentagens das outras cores (C: 25%, M:25%, Y:0%, K:100%).

Preto composto

Quer saber essas e outras dicas para fechar o seu arquivo corretamente? Então acesse o nosso canal do Youtube e clique na Playlist de Mandamentos da Arte.

Ou você pode acessar ela diretamente daqui. Mandamentos Zap. Você terá todas as dicas em formatos de vídeos. Clique agora!

Fonte: http://blog.zapgrafica.com.br

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