Muitos empreendedores já enxergaram que a produção digital de livros sob demanda é um mercado que está em crescimento, mas junto com o interesse também vem as dúvidas: quais equipamentos para impressão digital de livros eu preciso para fazer minha produção com qualidade e eficiência?
Se você está interessado em começar sua produção de impressão de livros sob demanda, mas ainda não conhece muitos os equipamentos que podem lhe ajudar, esse post é pra você.
Aqui você vai descobrir quais equipamentos para impressão digital de livros serão necessários para produzir pequenas tiragens. Esses equipamentos abrangem todas as etapas da produção, após o impressão da capa e do miolo.
Equipamentos para impressão digital de livros começa com a escolha da impressora certa
A impressão digital de livros começa pelo essencial: miolo e capa. O miolo são as páginas dentro do livro, seu conteúdo. Para imprimir a capa ou o miolo e garantir qualidade e velocidade, os equipamentos para impressão digital de livros se tornam indispesáveis.
As famosas impressoras caseiras podem até imprimir um livro, mas quando você aumenta a produção, nota os custos subindo rapidamente. Além disso, uma impressora comum imprime pouquíssimas páginas por minuto, atrasando sua produção e diminuindo sua receita.
CANON C700 e C800 para capa e miolo coloridos com velocidade
Para a impressão de capas ou miolo colorido com velocidade e qualidade nós recomendamos o equipamentos da linha CANON C700/800.
O ideal é sempre usar um papel com espessura maior na capa, e a CANON C700 e C800 pode imprimir em até 300 g/m², perfeito para o trabalho. Além disso, ela imprime até 80 página por minutos. Isso significa que você produzir um livro com menos de 80 páginas, ele estará totalmente impresso em menos de um minuto.
Canon imageRUNNER ADVANCE 6555i e 6565i para miolos preto e branco com baixo custo e qualidade
Para impressão do miolo preto e branco, recomendamos dentro das opções de equipamentos para impressão digital de livros, a linha imageRUNNER ADVANCE 6555i e 6565i, que imprime até 75 páginas por minuto. Produção monocromática rápida e eficiente.
Criando livros de forma eficaz com a Encadernadora
Se você precisa de um equipamento que seja capaz de colar a capa ao miolo do livro de forma profissional e eficiente, você precisa de uma encadernadora.
Esse é o equipamento profissional que deixa o produto final com a cara de livro, aquele que todo mundo conhece. Além disso, todo o processo torna-se automatizado, multiplicando a produção e gerando mais qualidade ao produto final.
As máquinas encadernadoras automáticas fazem o acabamento do tipo brochura. Elas cortam pequenas brechas na lombada do livro e adicionam cola para que fique tudo homogêneo.
Depois de encadernar o livro, só resta finalizar o acabamento.
Gerando qualidade e durabilidade com a Laminadora
A laminadora não é um equipamento obrigatório, e depende muito do tipo de papel que você usou na capa.
Com esse equipamento você pode adicionar uma fina camada plástica sobre a capa, deixando um aspecto mais profissional, e adicionando mais resistência e durabilidade à capa.
Caso o papel que você use na capa seja de uma baixa gramatura, ou com pouca qualidade, a laminadora é o equipamento essencial para que você dê o toque profissional que procura.
Garantindo a qualidade e eficiência com a Guilhotina automática
Depois da encadernadora, o livro pode precisar de alguns reparos no refile. Uma guilhotina de papel automática é ideal para esse trabalho.
Esse equipamento servirá para remover qualquer imperfeição que apareça no livro após a encadernação, deixando o livro em perfeitas condições e dentro de um formato padronizado. Isso acontece porque é possível ajustar a medida do papel para o corte de forma automática, programando no painel digital.
Além das automáticas, também existem as manuais, porém, o modo manual nunca vai garantir que todos os livros recebam o mesmo acabamento final, diminuindo a qualidade do produto final.
Gerando valor profissional com a Vincadeira
A vincadeira é o equipamento para criar os vincos na capa do livro, criando assim, a lombada. A lombada do livro é feita com quatro vincos. Dois deles servem de guias para o miolo, na hora da encadernação, e os outros dois servem de guia para a abertura da capa e contra capa.
Criar esse vincos sem o equipamento adequado pode implicar na quebra das fibras do papel, acabando com a qualidade e a longevidade do livro.
Uma vincadeira profissional cria o vinco perfeito sem agredir as fibras do papel. Com isso você cria os vincos de forma correta em em pouquíssimo tempo, pois o equipamento possui escala métrica e esquadros ajustáveis.
Criando livretos com a Booklet Maker
O booklet maker é um equipamento automático que faz grampo e dobra automaticamente. Ao contrário da máquina encadernadora, esse equipamento é recomendado para livretos, onde o número de páginas é menor.
Esse tipo de equipamento é ideal para quem quer qualidade e agilidade na produção de livretos. Uma vez que baste alimentar a máquina com a capa e o miolo e pronto.
Agora que você já sabe quais são os equipamentos para impressão digital de livros necessários para sua empresa começar a oferecer este serviço, fale com um de nossos consultores para mais informações e levantamento de seu projeto de implantação.
Fonte: https://helioprint.com.br