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Certamente você já visitou vários sites que listam cartões de visita criativos. E você não é o único. A criatividade fascina as pessoas, especialmente quando é possível expressá-la em um material tão simples e barato quanto um cartão de visita. Mas é realmente necessário ser criativo sempre?

Sim, você leu certo! Estamos afirmando que nem sempre é necessário inovar na concepção de uma ideia ou nos materiais utilizados, usando toda a sua criatividade nos cartões de visita.

Surpreendentemente, sabe qual é a melhor forma de tornar os cartões de visita de seus clientes mais atrativos? Segurando a empolgação.

Calma que a gente explica.

Equilíbrio da criatividade nos cartões de visita

Buscar inspiração não é copiar! O maior erro de um cliente leigo no assunto é o de querer “aproveitar” uma grande ideia que viu em alguma rede social.

Todo mundo já viu uma das famosas listas de “cartões de visita mais criativos”. O que pouca gente para pra pensar é que não se tem uma boa ideia como aquelas todos os dias.

Cada problema tem a solução mais adequada a ele. Um cartão criativo é aquele que conseguiu resolver um problema de forma única.

É muito difícil conseguir o mesmo efeito de uma ideia original sem tê-la pensado para resolver um problema específico. E, convenhamos, não é todo dia que se tem uma ideia brilhante. E muito menos a garantia que ela será considerada brilhante por todo mundo.

Além disso, é imprescindível ser fiel ao design da empresa e nunca esquecer da função básica do cartão de visita: apresentar o negócio e dar acesso a informações úteis para contato.

O que considerar na hora de criar um cartão de visita

Fazer um cartão que se destaque dos outros é muito interessante. Mas pode tirar este peso das costas. O que muita gente acaba esquecendo, é do básico: ele tem que caber na carteira.

Por isso, a melhor recomendação é seguir a  , a mesma que define as dimensões de cartões de crédito.

Outro equívoco comum: seguir tendência. Nem sempre isso é garantia de sucesso.

Por exemplo, a combinação preto e dourado dá um ar de sofisticação a uma loja de locação de roupas. Mas não cabe usar este mesmo esquema de cores para uma sorveteria.

O que considerar na hora de imprimir um cartão de visita

Quando chegar , também é bom segurar um pouco da empolgação.

Com tantas transparências, texturas e materiais “exóticos” como madeira, PVC, acrílico e até metal, o custo para o seu cliente pode ir às alturas.

O papel couché, o supremo e o reciclado ainda são boas opções, se bem aproveitados. E como aproveitá-los da melhor forma? Com cortes diferenciados, vincos, furos, serrilhados, cantos arredondados.

São soluções que garantem o mínimo necessário de criatividade nos cartões de visita se trabalhadas da forma adequada, e de baixo custo.

Uma forma barata de investir em identidade visual

A identidade visual de uma empresa é mais marcante para o público do que qualquer anúncio ou presença digital.

Presente em fachadas, uniformes e papeis timbrados, ela pode, e deve, ser reforçada no cartão de visita. E esta peça, além de fundamental, é uma das mais baratas.

Consolidar a identidade visual através de um cartão de visita é fácil, mas exige alguns cuidados.

Coisas que devem ser feitas em um cartão de visita

  • Insira o nome do profissional, seus contatos e o endereço e telefone da empresa;
  • Reforce a cor escolhida para representar a marca;
  • Destaque o logotipo e o slogan da empresa;
  • Inclua endereços e QR codes que direcionem para o site e as redes sociais;

Coisas que devem ser evitadas em um cartão de visita

  • Evite usar fotos, principalmente da fachada da empresa;
  • Não imprima em apenas um dos lados do cartão;
  • Não exagere na quantidade de fontes e cores;
  • Revise bem as informações para que não seja necessário “remendar” nada depois da impressão.

Agora, se você tem experiência para imprimir, mas não tem pessoal qualificado para criar ou softwares específicos para design profissional, existem  soluções alternativas. Você pode usá-las ou sugeri-las ao cliente.

Disponível gratuitamente para computador e smartphones, o aplicativo oferece modelos gratuitos e semiprontos de cartões de visita. Basta inserir a logo e as informações desejadas. O link para download do arquivo pronto é enviado para o e-mail indicado.

Uma forma um pouco mais profissionalizada de criar cartões é oferecida pelo famoso recurso . Ele oferece grande variedade de layouts e possibilidade de personalização.

Mantenha o foco nos negócios

É muito comum que designers e profissionais de criação em geral pensem em soluções mirabolantes para todos os tipos de problemas.

Quando dizemos que em certos momentos é bom pisar no freio no quesito criatividade nos cartões de visita, também estamos querendo dizer que o foco nos negócios não pode ser esquecido.

Afinal, de nada adianta um cartão extremamente criativo que pode acabar sendo descartado logo após o impacto inicial, ou guardado como lembrança para provavelmente nunca mais ser visto.

A função do cartão é promover networking e aumentar as vendas do seu cliente. Quando um QR code direciona um parceiro para o site do cliente, ou um comprador guarda em sua carteira o cartão recebido em uma feira, a missão foi cumprida.

Um bom cartão de visita é aquele que profissionaliza a atividade da empresa, que passa a noção de estrutura organizada e comprometida, pronta para oferecer somente o melhor.

Quando algo tem o potencial de dar destaque para uma empresa, costumamos dizer que é o seu “cartão de visita”. Sem medo de errar, podemos afirmar que o principal cartão de visita de uma empresa é o seu… cartão de visita!

Se você tem clientes que costumam solicitar impressos de divulgação, ou mesmo demandas corporativas e operacionais (como documentos, projetos e materiais como crachás), é bom convencê-los da importância de investir primeiramente em cartões de visita.

Se não puder ou não quiser cuidar de todo o trabalho, ofereça ao menos uma mini consultoria em cada etapa. Se você tem um profissional de design ou marketing, ofereça seu conhecimento.

, chame a atenção para a diferença de qualidade que você pode oferecer. Mostre que você pode oferecer os tipos mais adequados de papeis, cortes e máquinas.

E o principal: mostre que você é capaz não só de trabalhar com criatividade nos cartões de visita, mas consegue tornar a sua confecção viável. E, claro, que você sabe muito bem o que está fazendo.




Fonte: https://helioprint.com.br

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