Essa ainda é uma dúvida relativamente comum no mundo corporativo, até porque muita gente ainda tem a ideia de que ao adquirir uma ou várias impressoras está fazendo um ótimo investimento. Afinal, a máquina passa a fazer parte do ativo da empresa e a independência que ela proporcionará cobrirá esse investimento. Mas, na verdade, a resposta não é tão simples assim. Comprar impressora ou alugar impressora na verdade é uma decisão que depende da análise de diversos fatores, como a situação do parque de impressão e o perfil do cliente. Para isso, o ideal é calcular o volume de impressão, o nível de necessidade de assistência técnica e o investimento em hardware para determinar o custo total e de retorno e analisar qual a melhor opção.
Fazendo as contas antes de se decidir entre comprar impressora ou alugar impressora
De uma forma geral, pode-se dizer que quanto maior o volume de impressão, mais vantajoso é o sistema de locação de impressora. Isso acontece porque, além de ser maior o gasto com os suprimentos há também um maior desgaste da máquina. Imagine que uma impressora é composta por mais de mil peças, algumas quase tão caras quanto um equipamento novo. Ou seja, quanto maior o uso, maior a necessidade de manutenção.
É claro que um equipamento novo tem peças em garantia, mas após esse tempo, além do alto valor das peças muitas vezes elas são difíceis de achar em estoque, o que pode significar uma pausa forçada na sua produção. Por outro lado, na hora de comprar impressora, pense se em 36 meses o equipamento ainda será o ideal para suprir as necessidades da sua empresa – ou se deverá haver a necessidade de trocá-lo. Neste caso, será um novo investimento. E o que você fará com o antigo? Será que haverá valor de revenda? Ele ficará guardado, será jogado fora ou doado?
Não esqueça de calcular também o rendimento por página, o custo real da página. Isso porque a maioria dos fabricantes informa o rendimento das páginas para documentos com 5% da área coberta, mas, na prática, há uma perda de 40% a 50%, em especial em impressões coloridas. Um custo estimado de R$ 0,10, por exemplo, na verdade sai R$ 0,15. Portanto, antes de se decidir entre comprar impressora ou alugar impressora, a dica para fazer a escolha certa é solicitar um diagnóstico completo para calcular qual será o investimento anual com a compra do equipamento e os custos com os suprimentos e a manutenção.
Quando for decidir, faça a comparação entre custos e tecnologia
Ao alugar impressora, no entanto, várias desses custos desaparecem. Isso porque quando você opta pelo sistema de locação o foco principal é justamente o serviço. A empresa especializada tem toda uma logística de manutenção, reposição de suprimentos, possibilidade de troca imediata de equipamentos que torna o gasto muito menor. Além disso, sua empresa também pode fazer uma gestão completa de volume de impressão através de um software de bilhetagem e cotas por usuários, que colabora para baratear ainda mais o valor mensal, reduzindo o volume impresso.
Com o outsourcing de impressão, você reduz seus custos empresariais ficando com mais orçamento para investir em outras áreas. Além disso, com a gestão de impressão de documentos é mais fácil proteger informações, evitando que haja reprodução e distribuição de documentos confidenciais, por exemplo. Você sabe exatamente quem e quando imprimiu determinada coisa, além de delegar permissões de acordo com a sua estratégia administrativa.
Ao mesmo tempo, todo o seu material impresso ganhará muito mais qualidade e uniformidade, já que seu equipamento estará sempre em perfeito estado e alinhado com as suas necessidades corporativas. Sua imagem ganha mais profissionalismo, reforçando sua marca no mercado. E você não corre o risco de ficar com equipamento obsoleto, porque ele está sempre sendo atualizado conforme a demanda da sua empresa, assim como os softwares de última geração. Tudo isso sem qualquer investimento inicial.
Quer ajuda na decisão entre comprar impressora ou alugar impressora? Somos uma empresa líder no mercado, e temos soluções para aumentar a sua produtividade e reduzir seus custos.
Fonte: https://helioprint.com.br