A contagem regressiva para o Black Friday está com tudo. Os consumidores estão em polvorosos. Há promoções brotando de todos os cantos, e você aí parado? Talvez você pense que, como uma gráfica, não há vantagens ou espaço para participar. É aí que você se engana.
Primeiro, você sabe o que é Black Friday? Não? Então vamos direto ao ponto: é um dia específico onde todos os tipos de comércios criam promoções arrasadoras, e os consumidores esperam ansiosamente por elas. Eles estão preparados para gastar. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, ela acontece sempre na última sexta-feira de novembro, que nesse ano cai no dia 27 de novembro de 2015.
Faltam dez dias para a Black Friday, mas não se preocupe, nesse post vamos te ajudar a entender mais como uma gráfica pode participar da Black Friday. Ainda dá tempo!
Por que sua gráfica também deve participar da Black Friday?
Quem não gosta de promoções? Aquela sensação de saber que você gastou metade do que pretendia. Eu, assim como seus possíveis clientes, adoramos isso! Você está com a oportunidade de gerar mais visibilidade para sua empresa nessa época do ano. As pessoas estão buscando promoções em todos os cantos, uma excelente oportunidade para encontrarem você!
Pense comigo:
Normalmente as pessoas já pesquisam e procuram promoções, seja na internet, supermercados, farmácias, gráficas e etc. No mês de novembro essa busca aumenta em resposta ao Black Friday que se aproxima. Isso significa que finalmente as pessoas estão dispostas a “abrir a mão” e gastar suas economias. Porém, é importante lembrar que elas querem gastar o precioso dinheiro com algo que realmente pareça um oportunidade única, então mesmo que você tenha promoções melhores, pode acabar não sendo encontrado pelo fato do seu cliente acreditar que as promoções de cartões de visita da concorrência na Black Friday são muito melhor que as suas!
Vamos lá, é mês de Black Friday, dê isso ao seus clientes e deixe que eles encontrem, conheçam e comentem sobre você.
Como uma gráfica participa da Black Friday?
Certo, você chegou até aqui, demais! Isso quer dizer que você entendeu o que é a Black Friday e como é importante para sua gráfica participar, beleza! Mas e agora, por onde começar? Vamos a lista:
O que minha gráfica pode fazer na Black Friday?
Promoções! É isso que os clientes esperam nessa época do ano, e é tudo o que você precisa fazer. Cative seu público a “soltar a grana” em vista de uma oferta imperdível!
CUIDADO: É MUITO importante que você não crie falsas promoções. Assim como você, ninguém gosta de ser enganado, então fique longe do famoso “metade do dobro”.
Como eu sei que estou participando?
Esqueça os formulários de inscrição e coisas do tipo. A Black Friday se trata de um conceito. É o dia que diversas lojas fazem promoções arrasadoras. Tudo o que você precisa fazer é comunicar. Espalhe por aí que você também está dentro e chegou com promoções incríveis.
Qual o percentual mínimo de desconto que preciso aplicar para participar?
Não existe regra desse tipo, mas fique sabendo: seus clientes esperam descontos de até 80%. Fica a dica.
Qual produto ou serviço escolher para a promoção?
Temos dois objetivos com a BlackFriday. O primeiro certamente é vender mais, e aumentar o seu faturamento. No entanto, tem um segundo objetivo quase tão importante quanto o primeiro, prospectar novos clientes. Aproveite para fazer promoções de produtos que o seu novo cliente compre com frequência, assim ele conhece a qualidade do seu produto, experimenta e volta caso tenha gostado. Uma boa dica são cartões de visita, folders e outros impressos que serão comprados por seu cliente novamente em um ou dois meses.
Por onde eu aviso o público que estou participando?
Uma dica legal é focar onde as pessoas estão. Você não gosta muito de usar o Facebook, tem pavor do Twitter ou detesta o Instagram? Talvez seus clientes gostem, então que tal passar um tempo lá?
Como criar campanhas pagas no Facebook?
Se você gostou da ideia de espalhar a notícia pelo Facebook, mas não sabe fazer, veja o vídeo abaixo.
A Black Friday passou, e agora?
Acabaram as correrias, propagandas, ligações e tudo mais, e agora? Demais! você vendeu, conquistou novos clientes e aumentou a visibilidade da sua gráfica! E agora que você fez tudo isso, não será esquecido, as pessoas vão te recomendar para os amigos, lembrar de você quando quiserem um serviço parecido, pois você já provou do que é capaz. Além disso, ele virão até você no ano que vem para ver as novas promoções que você fará, e não virão sozinhos.
O que podemos concluir?
Nessa Black Friday atenda seus clientes com excelência, pois eles irão voltar a comprar mesmo que o preço não seja super promocional, esse é o valor da confiança.
Agora que você não é mais um calouro da Black Friday, programe-se para o ano que vem, vá com mais força, faça ainda melhor e chegue mais longe!
As preciosas dicas
Certo, vamos recapitular o que você deve e principalmente não deve fazer:
- Seja sincero e claro nas suas promoções, ninguém gosta de ser enganado
- Espalhe a novidade
- Não seja chato. Insistir incansavelmente que suas promoções são melhores pode afastar as pessoas
- Sugira ao seu cliente que não compre de imediato, espere alguns dias para que aproveite a promoção
- Fique de olho na concorrência
- Divirta-se! Não trate a Black Friday como algo obrigatório, ela pode ser divertida, só depende de você!
Fonte: https://helioprint.com.br