Rua Luis Gonzaga de Oliveira, 18

Santo Amaro – CEP 04935-030 – São Paulo – SP

(11) 5834-5000

(11) 96310-6007

Segunda - Sexta

das 8:00 às 18:00

O marketing promocional é uma forma de manter a marca em evidência.

Ao utilizar este tipo de ação é possível atingir pequenas e médias e empresas e proporcionar retorno para uma marca.

Através do marketing promocional as empresas conseguem atrair novos clientes mesmo com um orçamento reduzido. Para entender a efetividade desta ação, vamos abordar a seguir como os brindes são importantes. Acompanhe o texto a seguir e tire suas dúvidas.

Não deixe de ler o nosso último artigo. Quanto cobrar por um folder? Saiba como precificar os seus serviços

O que é o marketing promocional

O marketing de promoção tem como operação basear em uma ação promocional de vendas. Toda atividade de promoção tem como objetivo garantir a interação da sua marca, produto ou serviço que atinja o seu público alvo.

Cada vez mais este tipo de ação tem se destacado e acaba sendo relevante no momento de criar uma ligação entre a marca e o cliente. No entanto, a maior parte dos usuários confundem este tipo de marketing com a propaganda, porém, são ideias diferentes.

De forma simplificada a propaganda permite uma mudança no cliente, assim como suas atitudes, já o promocional age para a mudança do seu comportamento.

Brindes como estratégia da marca/empresa

Os brindes permitem conquistar a simpatia dos clientes, portanto é preciso que o item tenha utilidade para trazer visibilidade para sua marca.

Para que isto aconteça, é necessário ter uma ligação entre o brinde, a marca e o mercado. Como alternativa não esqueça de proporcionar um brinde que tenha uso, pois só assim sua marca vai ser usada por um tempo maior.

Todo este trabalho exige uma conquista do cliente, pois o usuário ao ver o brinde permite que o cliente lembre-se da sua marca e crie uma ideia positiva da sua empresa. Neste ponto, o objetivo é criar laços com o cliente e proporcionar um estímulo de que aquilo foi projetado especialmente para ele.

Todo ser humano é emotivo e o brinde tem relação com a emoção, portanto, este objeto pode “criar” uma mensagem de atenção e carinho. Com isto, ocorre um elo entre a empresa e cliente fazendo com que ele se sinta especial e valorizado.

Como usar brindes para marketing promocional

Como os brindes podem ser grandes aliados no marketing promocional

Os brindes promocionais são excelentes para atrair diversos clientes, além de fidelizar consumidores. O motivo desta eficiência é pela possibilidade de atingir positivamente até mesmo os funcionários e colaboradores.

O maior diferencial é pela oportunidade de entregar seus brindes personalizados com o estilo da empresa. Estes produtos podem ter marca, logotipo, e até suas cores.

Como estratégia também é importante definir os brindes que são úteis no dia a dia. Isto permite que o usuário use o brinde e garanta a exposição da marca e do produto promocional.

Como exemplo, vale apostar nas peças ideais, como a Fabmetal, que produz brindes personalizado como lixeiras para carro, canecas e copos ou então as canetas.

Já viu? Gráfica Online: Quais são os 8 tipos de impressão do mercado?

O que os estudos dizem

No entanto, para entender a eficiência deste método basta conferir os números do estudo da Associação de Produtos Promocionais (PPAI, em inglês).

Conforme os dados os brindes contribuem para que os consumidores façam uma compra nesta mesma empresa. Abaixo veja os resultados e outros detalhes revelados no estudo:

  • “20,9% dos consumidores que ganharam o brinde promocional efetuam uma compra”;
  • “13,4% dos consumidores quando veem o anúncio de publicidade impressa, pensam em fazer uma compra”;
  • “7,1% dos consumidores ao ver uma publicidade online farão compra”.

Além disso, o usuário tem uma outra percepção quando recebe um presente da empresa, sendo:

  • “Maior parte dos usuários que recebem um presente da marca, possui uma opinião positiva sobre a mesma”;
  • “33% dos consumidores possuem uma opinião positiva ao ver anúncio impresso”;
  • “27,7% acompanham a publicidade na televisão”;
  • “Apenas 11,9% ao ver a publicidade na Internet possui uma opinião positiva da empresa”.


Benefícios ao usar os brindes

Como os brindes podem ser grandes aliados no marketing promocional

Acima mostramos como os itens promocionais podem ser úteis para sua empresa. Deste modo, vimos como esta estratégia pode aumentar suas vendas e reforçar a opinião positiva da marca. No entanto, os benefícios não param por aí.

A seguir veja como estas peças podem contribuir para o crescimento da sua marca:

Preço acessível: a principal vantagem na personalização dos brindes é que o seu valor é baixo se comparado com outros tipos de publicidade. Para as pequenas e médias empresas que desejam um retorno com baixo custo, pode ser uma solução.

Branding: ao disponibilizar brindes para o seu cliente é possível reforçar o posicionamento da marca para o consumidor. De uma forma inconsciente o usuário vai acabar adquirindo mais produtos ou serviços da sua empresa em uma futura compra, por justamente conhecer a sua marca.

Longa duração: diferente de outras ações, seja com a publicidade online, nos jornais ou nas revistas, os brindes não possuem data de validade. Na verdade estes podem ser usados enquanto forem úteis, como os chaveiros, canecas, pendrive dentre outros.

Novos clientes: outro benefício em investir neste tipo de ação é pela possibilidade de agradar o consumidor. Ao dar um presente da sua marca, o usuário fica feliz e acaba falando bem da sua empresa para conhecidos, amigos ou colegas de trabalho.

Relação com o cliente: a fidelização com o consumidor permite fortalecer a afeição com a marca. Logo o cliente acaba sentindo-se querido e isto pode ser levado em conta em novas compras.

De qualquer forma  para bons resultados vale avaliar o seu público alvo quando for investir em brindes personalizados. Com estas questões definidas é mais fácil direcionar as escolhas dos produtos e elevar a chance de sucesso.

Não deixe de ler também. Venda mais com estas 6 dicas utilizando calendários personalizados

Trocando em miúdos

Atualmente o mercado oferece uma variedade de brindes, portanto, é preciso, para não se perder, criar uma meta de investimento.

No entanto, não esqueça que um brinde somente é eficiente se o cliente se identificar com a peça. Por isso, não deixe de avaliar o que pode encantar e conquistar a sua simpatia, para somente assim poder estampar uma marca.

Lembrando que investir nesse recurso é uma forma mais barata que os meios tradicionais, porém, este meio também traz resultados positivos, assim como outras formas de marketing.

E aí leitores gostaram do conteúdo? Aproveite para aplicar estas dicas na sua empresa e aumentar a visibilidade da marca. Não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais e ler outras novidades em conteúdo.

Fonte: http://blog.zapgrafica.com.br

Fale Conosco
Enviar via WhatsApp