Escolher uma impressora para gráfica se tornou uma tarefa difícil hoje em dia.
Afinal, entre dezenas de modelos disponíveis, como encontrar o equipamento certo para o seu negócio?
A resposta desta pergunta é mais fácil do que você imagina, e está ajudando muitas gráficas a crescer rapidamente.
Neste artigo vou mostrar como analisar e escolher um equipamento gráfico de acordo com as suas necessidades, para que você não caia no famoso “papo de vendedor”.
O que importa ao escolher uma impressora para gráfica?
Às vezes os catálogos das impressoras podem ser assustadores.
Há tanta informação embutida, que a maioria das pessoas pensa que é preciso conhecimento técnico para analisar o equipamento.
Mas elas estão enganadas.
As únicas informações que você realmente precisa são:
- Volume de impressão;
- Formatos suportados;
- Gramatura suportadas;
- Resolução;
- Velocidade (Cor e PB);
- Tecnologia de impressão;
Além disso, precisamos de uma informação muito importante que não está no catálogo.
Essa informação é:
- Custo de impressão.
Por que essas informações são tão importantes?
Através delas é possível descobrir exatamente qual é a impressora com o melhor custo-benefício para a sua gráfica, e também analisar se ela irá atender sua demanda atual e futura.
Mas a melhor parte é:
Com esse conhecimento, nenhum vendedor vai conseguir empurrar algo que você não precise.
1. Verifique se a impressora suporta o seu volume de impressão mensal
Como você deve saber, o volume de impressão é um fator determinante na aquisição de um equipamento gráfico.
Mas será que você sabe como calcular o seu volume de impressão real?
Veja um exemplo prático:
Vamos imaginar que eu esteja cotando uma nova impressora profissional para minha gráfica.
Essa impressora possui o volume máximo mensal de 90 mil impressões/cópias.
Neste caso, preciso descobrir se o que eu produzo na minha gráfica, por mês, é menor que 90 mil.
Depois de algumas pesquisas eu dezudo que faço:
- A4 PB: 10000;
- A3 PB: 20000;
- A4 Cor: 50000;
50 mil + 20 mil + 10 mil = 80 mil.
Estou dentro do volume suportado?
Não!
A informação sobre volume, na maioria dos catálogos, está no formato A4.
Então, precisamos converter todos os formatos para A4 e refazer a conta.
Conversão: 20 mil A3 = 40 mil A4.
Conta final: 50 mil + 40 mil + 10 mil = 100 mil.
Resultado: Impressora reprovada.
2. Calcule o custo de impressão
Qualquer empreendedor gráfico sabe que o custo de impressão influencia diretamente nos preços dos produtos.
Normalmente os consultores fazem as contas e passam para o cliente os valores.
Com o que devo me preocupar, então?
Com a depreciação da impressora.
Infelizmente, muitos iniciantes cometem o erro de pensar que o custo de impressão de um equipamento usado é o mesmo de um equipamento novo.
Este é um erro grave.
E o motivo é simples:
Todas as impressoras para gráficas possuem peças de desgaste. Quando compramos uma impressora usada, essas peças já rodaram centenas de impressões.
Ou seja, vai ser preciso trocá-las mais cedo, e isso vai impactar diretamente no custo de impressão.
Não se esqueça:
Se os seus concorrentes possuírem custos menores, eles poderão praticar preços mais competitivos, e, consequentemente, irão conseguir mais clientes.
3. Confira os formatos suportados pela impressora
Você produz em quais formatos de papel?
A2, A3, A4 e A5?
Neste caso, verifique se a impressora que você procura atende esses requisitos.
Pode parecer óbvio, porém, um simples descuido pode fazer com que você compre o equipamento errado.
Dica extra:
Faça testes nas impressoras para verificar se a qualidade e a velocidade, em todos os formatos, atendem sua expectativa.
4. Certifique-se que a impressora trabalha com as gramaturas necessárias
Alguns vendedores tentam empurrar máquinas gráficas que prometem rodar altas gramaturas
Porém…
Quando essas máquinas são colocadas à prova, perdem velocidade e qualidade rapidamente.
Qual é a solução para este problema?
Faça testes nas impressoras para garantir elas conseguem manter a velocidade e qualidade constante, mesmo com grandes filas de impressão.
E não se esqueça de um detalhe super importante:
No catálogo, cada alimentador de papel tem sua própria especificação de gramatura.
Por exemplo:
- Gavetas: 52 a 220 g/m²
- Bypass 52 a 256 g/m²
- Duplex: 52 a 220 g/m²
5. Avalie a resolução que a impressora alcança
DPI é a sigla de “Dot per Inch”, ou pontos por polegada.
Quanto maior for o DPI, mais tinta será jogada em uma polegada.
Ou seja:
DPI = qualidade de impressão.
Se você precisa, ou pretende imprimir arquivos que exijam muita qualidade, procure equipamentos com DPI alto, como, por exemplo, 1200×1200.
6. Verifique se a velocidade de impressão atende sua demanda
A velocidade de impressão pode variar entre o colorido e o preto e branco.
Confira se a velocidade de todos os formatos e cores estão dentro da realidade do seu negócio.
Também é possível verificar, em alguns casos, a velocidade das cópias, separadamente.
Curiosidade:
“PPM” significa Páginas Por Minuto.
7. Pesquise a tecnologia da cabeça de impressão
A cabeça de impressão é responsável por despejar a tinta no papel. É a peça mais cara e mais importante de uma impressora gráfica.
As tecnologias de cabeça de impressão mais conhecidas e populares da indústria gráfica são:
- Laser;
- Jato de tinta.
A diferença entre essas tecnologias é enorme, por isso é preciso entender bem como cada uma funciona.
Quer um exemplo?
Grandes plotters de impressão possuem tecnologia jato de tinta, e trabalham com tintas pigmentadas e corantes. São bastante usadas em projetos de engenharia e arquitetura, e reprodução de fine art.
Já as impressoras laser (pequenas ou grandes) para gráficas, trabalham com tintas em pó, e, devido a alta qualidade, velocidade e versatilidade, atendem a maioria dos trabalhos gráficos.
8. Análise de investimento
A maioria das pessoas, principalmente nas gráficas de pequeno porte, juntam dinheiro para comprar uma impressora sem considerar o lucro que o novo investimento vai gerar.
Isto é um erro.
A verdade é que, se há necessidade de comprar uma impressora, há demanda.
Se há demanda, há faturamento.
Se o seu faturamento é insuficiente para pagar o equipamento e obter lucro, provavelmente você está com problemas administrativos ou produtivos.
Lembre-se que uma das características mais fortes do mercado gráfico é o rápido retorno sobre o investimento. Isto acontece porque o valor agregado nos produtos gráficos é extremamente alto.
Use isso a seu favor!
É assim que as gráficas mais inteligentes investem seu dinheiro para crescer rapidamente.
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Fonte: https://helioprint.com.br