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A recente crise econômica está influenciando de forma muito significativa o hábito de consumo no mercado brasileiro e o varejo já está sendo diretamente impactado. Com o orçamento cada vez mais enxuto, dívidas e preocupações, o consumidor brasileiro está cada vez mais cauteloso na hora de comprar.

Segundo informações divulgadas pelo IBGE, o índice de crescimento de vendas no comércio varejista apresenta uma forte desaceleração, que começou na venda de carros, contaminou o setor de eletrodomésticos e já repercute no carrinho de compras do supermercado.

Use nossas dicas e fuja dessa estatística!

fonte IBGE, tema COMÉRCIO, sub-tema ÍNDICES MENSAIS DO COMÉRCIO VAREJISTA, período Ago/14 a ago/15.

Quer aumentar as vendas em seu supermercado?

Neste contexto, o ponto de vendas se torna o principal centro das atenções de todo o setor varejista, pois é nele que a decisão de compra é exercida pelo consumidor. É neste território que o consumidor coloca em prática o seu inegável poder de decisão.

Decisão de compra de consumidores em supermercadosA POPAI – The Global Association for Marketing at Retail ouviu consumidores em hipermercados e supermercados, certificando que 76% de decisão de compra é feita no ponto-de-venda, ou seja, sem prévia intenção de aquisição do produto.

Estes estudos comprovam a importância das atividades de visual merchandising, ou seja, das ações promocionais que precisam ser realizadas dentro da loja, visando assim estimular o impulso de compra dos seus clientes.

A necessidade de rever seus processos de negócio e de se reinventar será primordial para a sobrevivência do varejo em um cenário de recessão. Todo conhecimento e ferramentas precisam ser colocados em prática para conquistar mais espaço no orçamento de seus clientes. Para isso, você precisa saber:

  • Quem são seus clientes?
  • O que eles procuram, além de preço?
  • O que eles valorizam?
  • Quais são os seus principais hábitos de consumo?
  • O que faz com que eles voltem a sua loja?

Trabalhe seu ambiente para estimular seu consumidor

Atrair a atenção do seu cliente é cada vez mais uma árdua tarefa e será um fator extremamente importante para manter a atenção de seus clientes em seus produtos e consequentemente estimular o consumo e impulsionar as vendas.

Rever como sua estratégia de comunicação está sendo implementada no ponto de vendas é o primeiro passo para esta importante atividade. Para avaliar se sua estratégia está sendo eficiente, avalie os seguintes aspectos:

  • Analise quais são as áreas nobres de sua loja, e dê especial atenção a elas para agregar valor.
  • Renove o layout de seu negócio e elimine a poluição visual.
  • Desenhe o caminho que você quer que seu cliente percorra na loja, e crie incentivos para que ele o siga.
  • Desenvolva cartazes promocionais atrativos, claros e impactantes.
  • Comunique bem suas ofertas, faça que o cliente identifique facilmente as vantagens e benefícios que você proporciona.
  • Desenvolva cartazes que respeitem a identidade visual de seu negócio, dessa forma você valoriza o valor da sua marca para o consumidor.
  • Crie promoções e cartazes com temas, isso ajuda ao cliente a se engajar com a oferta.
  • Cartazes promocionais planejados vendem mais, garanta que a fonte do texto, tamanho e cores sejam adequados para a mensagem que você quer passar.
  • Foque na experiência de compra. Lembre-se o cliente já entrou em sua loja, sua missão agora é surpreendê-lo e ajudá-lo a decidir.

Cartazes, cartazes, cartazes.. por que tanto cartaz?

Você deve ter percebido que na lista acima, boa parte está ligada diretamente com apelos visuais. Os famosos cartazes promocionais ainda são a melhor forma de comunicar os consumidores nos pontos de vendas. Eles são os grandes responsáveis pelos resultados apresentados na pesquisa anterior.

O consumidor vai a sua loja com um objetivo de compra, mas se ele encontra uma oferta com excelente custo-benefício, ele vai comprar. Porém, mesmo que você tenha as melhores promoções da cidade, os seus produtos continuarão nas prateleiras se você não comunicar o consumidor de forma correta.

Como comunicar de forma correta

Agora que você tem a faca e o queijo na mão, não basta “cortar de qualquer jeito”. O que eu quero dizer é que não basta montar um cartaz de qualquer maneira, jogar nos corredores e esperar o dinheiro entrar. Absolutamente tudo dentro do cartaz vai mudar do comportamento o consumidor. Imagens, fontes, tamanhos das fontes, posição dos elementos e por aí vai…

É por isso que a equipe do  preparou um eBook com tudo o que você precisa saber sobre a montagem de cartazes promocionais. É de graça, e você pode baixar no botão abaixo.

Baixar eBook: Guia de melhores práticas para sinalização de ofertas no ponto de vendas

Se você não tem dado a real importância que este tema merece, você pode estar com sérios problemas.

 

Mãos à obra!

Não deixe seu cliente trocá-lo por outro varejista que lhe pareça ser mais vantajoso. Se renove. Comunique de forma mais eficiente, estimule o seu ponto de vendas com ofertas que realmente atraiam a sua atenção e mantenha sempre a experiência de compras de forma eficaz e não deixe nunca de estimular o hábito de consumo de seus clientes onde ele é implacável, que é o ponto de vendas.


Fonte: https://helioprint.com.br

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