Uma fórmula encontrada por gráficas digitais para otimizar seus resultados e aumentar a rentabilidade com impressão digital é dedicar tempo e capital em um nicho de mercado ascendente como os impressos personalizados. São produtos de caráter pessoal e que representam emoção, particularidade e identificação de um produto com uma pessoa, grupo ou mesmo uma marca. Hoje em dia virou febre a customização de adornos e objetos como tecidos, vidros, embalagens, cerâmica, entre tantos outros, que com um toque de criatividade podem ganhar um novo conceito em uma escala de valores materiais.
Esta tendência mundial pela personalização de produtos ganhou inúmeros adeptos nos mais distintos segmentos da indústria desde a automobilística, vestuário até a alimentícia. A chance de customizar um produto com algo de sua afinidade abre um leque inesgotável de possibilidades, rotulando um bem de consumo com alguma particularidade que lhe convém.
Customização de convites
Em uma gráfica digital, um item que causa um grande impacto no volume de trabalho são os convites personalizados. Um produto de valor agregado sobretudo por mexer com o emocional das pessoas. Convites de casamento, de aniversário, de formatura e para solenidades em geral, são tipos de produtos que o cliente deixa a razão de lado para escolher com a emoção. E por se tratar de algo significativo ele exigirá altíssima qualidade de impressão e acabamento, além de optar por algum tipo de papel que seja mais sofisticado. Afinal, como o produto em questão se refere a um convite para uma ocasião especial, isto representa algo marcante em sua vida e por isso ele exigirá algo a altura da celebração a se realizar.
Os modelos dos convites personalizados irão depender muito da sofisticação do evento e também do perfil de quem está convidando. Há ocasiões mais formais, outras menos, mas para cada situação existem várias opções.
Convites personalizados podem ser ilustrados, em cores ou em tons de degradê, em alto relevo, impresso em silk, e o cliente ainda pode escolher o envelope vazado, com lacre de resina, entre outros. Impressões com toner branco ou transparente, causam um efeito requintado para esse tipo de impresso. Havendo criatividade e bom gosto, aliado aos recursos técnicos da impressão digital, é possível elaborar uma lembrança inesquecível para a ocasião.
Mercado dos Fotoprodutos
Pessoas e empresas dos mais variados segmentos estão vendo nas impressoras digitais a solução para personalizar, decorar e repaginar itens e ambientes que antes passavam quase que despercebidos aos nossos olhos. A customização de fotoprodutos como canecas, camisetas, almofadas, bonés, mouse-pad, chinelos entre tantos outros, agregou valor a estes objetos aumentando não só a procura como também o número de comércios especializados em impressos personalizados.
Para que seja possível realizar esta personalização de produtos, o método mais utilizado é o transfer. Este é um processo gráfico feito através de um papel de transferência, que recebe a impressão da imagem desejada, e por meio do calor e pressão, esta imagem é transferida para a camiseta, caneca ou qualquer que for o objeto escolhido. Esta produção em transfer pode ser executada utilizando uma impressora digital, papel transfer e prensa.
TransPromo
Outro nicho de mercado bastante difundido nos últimos anos em gráficas digitais é a utilização de transpromo, que seria a mistura de promoção com impressos transacionais. Esta é uma maneira específica de explorar o marketing direcionado através de um boleto, carnê, fatura, apólice de seguro, extrato bancário ou qualquer documento em geral.
Imagine receber uma divulgação de alguma oferta de produto no carnê de IPTU ou então em sua folha de pagamento. A ideia aqui é explorar a publicidade incorporada em algum documento, daqueles que você não pode descartar assim que recebe, como faz ao receber um panfleto qualquer que estava em sua caixa de correio. Desta maneira direcionada fica mais fácil atingir o seu público-alvo ao invés de distribuir centenas de anúncios na esperança de cair nas mãos certas.
Gráficas multifuncionais
Se inicialmente o mercado de produtos customizados surgiu como um plus no portfólio de serviços prestados pela indústria gráfica, hoje fica difícil desassociar a imagem de uma gráfica dos produtos personalizados. Este tipo de serviço já está inserido no DNA das gráficas como qualquer outro produto de impressão.
Entretanto este é um nicho de mercado que parece não ter limites de até onde pode chegar. Basta olharmos para os inúmeros produtos passíveis de uma customização, como é próprio caso das embalagens personalizadas. Estas podem ser impressas em caixas, vinil, papel metalizado, film, adesivos, entre tantos outros. Embalagens de todos os tipos e tamanhos e para todos os gostos. Cada vez mais as pessoas tendem a aderir esta febre e tentam personalizam tudo o que está ao seu redor.
E quem ganha com esta contagiante febre são as gráficas digitais que podem aumentar sua rentabilidade, agregar novas demandas e fidelizar seu público-alvo, pois do ponto de vista do cliente, além de um fornecedor para suas demandas profissionais, você pode também cuidar dos interesses pessoais dele. Ganhe a confiança dele se tornando um fornecedor múltiplo, colocando à sua disposição o seu portfólio de produtos personalizados. Seja parceiro dos seus clientes em todos os momentos e usufrua desta boa relação.
Quer saber mais? Conheça nossa linha de produtos específicos para gráficas digitais e surpreenda seus clientes.
Fonte: https://helioprint.com.br