Criar a carteira de clientes da sua gráfica é o tipo de tarefa que pode dar muito trabalho no início, mas se feito de forma apropariada rende ótimos frutos a médio e longo prazo.
Longo e médio prazo porque fidelizar clientes e conseguir uma demanda recorrente depende de várias ações que nem sempre produzem um retorno financeiro imediato, como melhoria do atendimento ao cliente, estratégias de pós-venda e até mesmo investimentos em marketing.
Tudo isso sem deixar de focar na qualidade dos serviços prestados e retorno financeiro dos mesmos.
Afinal, como criar a carteira de clientes da sua gráfica?
Se tiver alguma dúvida após ler as dicas, sinta-se à vontade para . Temos uma equipe especializada e engajada para te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua gráfica.
1. Realiza um Atendimento Personalizado
Com o e a concorrência aumentando devido à grande disposição de informações e acesso às novas tecnologias, elaborar uma carteira de clientes da sua gráfica vai depender cada vez mais da qualidade do atendimento.
Isso significa que oferecer um atendimento personalizado que vá muito além de um “orçamento” pode ser o diferencial na hora de fidelizar clientes e criar a carteira de clientes da sua gráfica.
2. Use um CRM
Um sistema de CRM (Customer Relationship Management) pode te ajudar a criar a carteira de clientes da sua gráfica, pois permite o gerenciamento e recolhimento de informações valiosas sobre as pessoas que entram em contato com sua empresa.
Contar com um CRM significa ter dados confiáveis para tomar decisões importantes dentro de sua empresa e, principalmente, conseguir personalizar seus serviços de acordo com as reais necessidades do mercado.
3. Tenha uma boa estratégia de pós-venda
Usar estratégias de pós-venda como pesquisas de satisfação ou e-mails de follow up já é uma prática comum em algumas áreas do mercado como marketing e prestadores de serviços financeiros, porém ainda pouco comum entre gráficas rápidas.
Não existe uma regra geral ou estratégia de pós-venda que funcione para todas as gráficas, uma vez que criar a carteira de clientes da sua gráfica à partir de estratégias de pós-venda vai depender de fatores internos – como disponibilidade de funcionários – e externos, como características específicas do seu público-alvo.
Mas a ideia é ter uma forma de reconectar com um cliente após algumas semanas da entrada do serviço. Isso porque, se o cliente estiver satisfeito com o serviço prestados, as chances dele voltar a contratar seus serviços (ou mesmo te recomendar) são bem altas.
Já existem no mercado empresas e ferramentas específicas para automatizar alguns destes processos. Assim, com uma ferramenta integrada ao seus sistema de CRM, os processos de colheita de informações e pesquisas se torna automático. Pesquise sobre isso.
4. Inove no Marketing
Foi-se o tempo em que investir em marketing significava alocar uma grande parte dos recursos de sua empresa para disposição de anúncios caros, superficiais e de difícil mensuração de resultados.
Atualmente é possível que gráficas rápidas pequenas e orçamento enxuto apliquem estratégias modernas de para investir recursos nas mídias certas, trazendo um público qualificado e, principalmente, sendo capaz de mensurar quais ações estão sendo efetivas ou não na fidelização de seus clientes.
5. Agregue valor em seus serviços
Contar com equipamentos diferenciados dos concorrentes – isto é, que ofereçam muito mais do que o “serviço padrão” de gráficas rápidas – é uma das melhores formas de agregar valor ao seu serviço e, consequentemente, conseguir criar a carteira de clientes da sua gráfica.
Obviamente, investir em novos equipamentos requer recursos financeiros e nem todas as gráficas rápidas estão dispostas a isso.
Porém, é importante entender que equipamentos modernos, inovadores e com funcionalidades extras não devem ser encarados como um “custo”.
Quando aliados ao atendimento personalizado e todas as outras dicas citadas neste artigo, certamente trazem lucros significativos no médio a longo prazo, não apenas pela aumento da qualidade do serviço, mas também pela possibilidade de criar uma carteira de clientes mais qualificada e fiel à sua gráfica.
Fonte: https://helioprint.com.br