Você deve imaginar a importância que um vendedor tem, ou pelo menos deve ter sob uma empresa. Bons vendedores são otimistas por natureza, trabalham com pensamento positivo, enxergam o dia como uma oportunidade de fazer melhor seu trabalho.
Pensando nisso, o blog Café com Vendas preparou três dicas infalíveis de como ser um bom vendedor.
Pois os vendedores são a engrenagem que faz com que o motor da empresa não pare de funcionar. Afinal, sem um bom vendedor, não terá vendas, consequentemente não terá lucro. E não é o que se espera para o sucesso de uma empresa, certo?
Então, veja abaixo essas dicas que o especialista em vendas, Guima Ferreira, preparou para você.
Dica #1 – Ouça o cliente
O bom vendedor entende o cliente. Mas para entender melhor cada cliente é necessário ouvir.
Ouça o que seu cliente tem a dizer, sem atropelá-lo e enchê-lo de coisas que provavelmente ele não quer saber.
Conduza-o rumo à venda através de uma conversa agradável, dedique de verdade aquele tempo a ele, conhecendo um pouco dos gostos, desejos, anseios e o motivo que ele chegou até você, será muito mais fácil a conclusão de sua venda. Demonstre interesse e atenção e ele voltará mais vezes e até mesmo trará mais clientes para você.
Dica #2 – Gere necessidade no cliente
O bom vendedor vende soluções para necessidades, pois sem necessidade não existe venda.
Identifique as necessidades do cliente para explorá-las, encontre os motivos pelo qual ele precisa satisfazê-las, esse é o primeiro passo para uma venda consultiva.
Evidencie as dificuldades, mapeie as causas, explore-as e faça com que o cliente priorize resolvê-las. Quando isso acontece, ele automaticamente precisa buscar a solução, e “plim” ela está na frente dele, nas suas mãos!
Quando uma necessidade é identificada, o vendedor amador imediatamente oferece o produto ou serviço, enquanto o bom vendedor vai além, ele explora a necessidade e suas vertentes, encontrando novas oportunidades de vendas.
Dica #3 – Seja vendedor após a venda
O bom vendedor não para, vende mesmo após a venda. Manter um bom relacionamento com os clientes mesmo após a venda facilita o retorno do cliente.
Muitos dos vendedores acham que vender é isso: o cliente entra na loja, compra, paga e vai embora. Aí está um grande equívoco! Ir além desses passos, é o que faz todo diferencial do bom vendedor.
Entrar em contato com seu cliente para saber da satisfação sob o produto, do serviço prestado, se ele está realmente satisfeito com o investimento que fez, se ele precisa de algum suporte ou mesmo oferecer algo novo de seu interesse, isso despertará nele sentimentos valiosos do quão atencioso você foi e o quão importante ele é.
O bom vendedor cria valor na relação com seu cliente e gera fidelidade. Manter a sensação de satisfação no cliente após a compra não tem preço!
Dica Bônus
O bom vendedor se mantém sempre informado. Estude bastante, esteja sempre um passo à frente da concorrência.
Veja o infográfico completo com as dicas de como ser um bom vendedor do blog Café com vendas:
Fonte: http://blog.zapgrafica.com.br