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Assim como vários aspectos do mercado de gráficas no Brasil, a criação visual está em constante mudança e as tendências de criação são renovadas em um ritmo cada vez mais acelerado.

Isso porque são milhares de ideias, produtos e campanhas sendo lançados todos os dias e que demandam não apenas as tecnologias das gráficas, mas também a criatividade e inovação da equipe responsável pela criação dos materiais.

Mas será que a sua gráfica está por dentro de todas as tendências de criação?

A grande maioria das gráficas, sejam elas offset ou digitais, têm em sua estrutura um departamento de criação. Isso ajuda o cliente a ter um resultado mais satisfatório sem se preocupar com custos extras.

Mas, por se tratar de uma negociação de trabalho feita diretamente com o cliente, certamente o departamento de criação precisa estar mais antenado às tendências de criação do mercado, visto que todo o processo criativo passará pela gráfica e não por uma agência ou estúdio de design gráfico.

Portanto, antes de oferecer este serviço, procure ter em sua equipe profissionais qualificados que sejam criativos e que consigam entender quais as necessidades do cliente. Não importa se é um simples cartão de visitas ou o projeto de uma embalagem mais complexa. Saiba que o cliente deverá se encantar não somente pelo visual, mas também pela criatividade aplicada ao serviço.

Reconhecendo a necessidade de gráficas dos mais variados portes inovar em seus processos criativos, a Fabmetal – referência em equipamentos e soluções de impressão – selecionou quais são as cinco tendências de criação mais “quentes” dos próximos anos.

1. Menos é mais

Quando se fala em tendências de criação é comum pensarmos em recursos e ferramentas mais complexas, mas apesar dos softwares sofisticados e novas ferramentas para criação de produtos visuais que temos disponíveis atualmente, os estilos mais simples de design têm ganhado cada vez mais lugar (e preferência) na vida das pessoas.

Obviamente a criação vai sempre depender do mercado de atuação e objetivo do cliente, mas a tendência é cada vez mais a mensagem – seja esta simples ou não – ganhe mais importância do que a o aspecto visual de um produto gráfico.

2. Dê preferências às ilustrações

Apesar de serem utilizadas há milhares de anos para passar uma mensagem clara e intuitiva, muitas gráficas acabam “se esquecendo” das ilustrações na hora de criar seus produtos gráficos.

Mas além de estarem em alta no mercado, as ilustrações tornam os materiais muito mais lúdicos, animados e educativos.

3. Seja fiel à identidade visual da empresa

Toda empresa que deseja investir em marketing e/ou estabelecer sua marca no mercado precisa, definitivamente, de uma identidade visual.

Manter um padrão de comunicação e não fugir da identidade visual do cliente deve ser uma prioridade da gráfica, uma vez que qualquer “desconexão” que o consumidor tenha com a marca pode impactar negativamente os resultados das ações.

Apesar de ser uma das principais tendências de criação atualmente, a verdade é que são raras as gráficas que se preocupam com a identidade visual de seus clientes. Faça da sua gráfica um diferencial neste ítem.

4. Inove nos produtos de sua gráfica

Outra forte tendência de gráficas de todo o mundo é quebrar a barreira do “somente visual” e criar produtos mais personalizados, como formas geométricas para completar textos, folders ou cartões de visitas e adesivos mais abstratos, que nem sempre passam uma mensagem de forma explícita.

Aliás, artes abstratas estão se tornando cada vez mais comuns, e as gráficas que desejam inovar devem perder o medo de criar produtos abstratos o mais rápido possível.

5. Use o flat design

Apesar de ser uma tendência muito mais ligada ao meio digital do que materiais impressos, o flat design – conceito ligado à criação de produtos gráficos mais focados em funcionalidade – já está sendo bem explorada por gráficas do mundo todo.

Basta observar as características visuais mais minimalistas e icônicas de grandes empresas como Uber, Whatsapp e Nubank para perceber a influência (e efetividade) do flat design.

Considerações

Se preocupar com as tendências de criação do mercado certamente é importante. Mas tão importante quanto conhecê-las e aplicá-las em sua gráfica, é não se prender exclusivamente a elas.

A inovação é – e será por muito tempo – o diferencial de gráficas que desejam se adaptar às mudanças do mercado e, quanto mais cedo a sua gráfica aprender a se colocar à frente dos concorrentes através de soluções inovadoras e inteligentes, maiores serão as chances de se destacar nos próximos anos.

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Fonte: https://helioprint.com.br

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