Criar cartazes de ofertas para supermercados é uma tarefa fácil, certo?
Errado.
Se você acha que montar cartazes de ofertas se resume a escrever o nome, o preço e pendurar em qualquer lugar, você está muito enganado.
Marketeiros de grandes supermercados levam este assunto a sério. Todos os aspectos dos cartazes são pensados cuidadosamente.
Mas qual é o motivo de tanto cuidado com os cartazes promocionais?
Vendas.
Um cartaz bem planejado pode aumentar (muito) suas vendas!
Por outro lado, cartazes de supermercado com erros, mal planejados ou com outros defeitos de fabricação diminuem drasticamente suas vendas e sua reputação.
Quer descobrir como fazer um cartaz de promoção que funciona de verdade?
Neste artigo você vai aprender facilmente como criar cartazes de promoção para supermercados, que aumentam as vendas.
Existe uma fórmula para criar cartazes de ofertas para supermercados ?
Sim.
Para criar os cartazes de forma eficaz e eficiente você precisa prestar atenção nos seguintes requisitos:
- Preços atrativos;
- Cores chamativas;
- Tamanhos corretos;
- Locais adequados;
- Informações e imagens.
Vamos falar um sobre cada item, abaixo.
Passo #1: Aplique a psicologia dos preços
Utilize estratégias de preços psicológicos para melhorar a percepção inconsciente dos consumidores.
O que isto que dizer?
Trata-se da maneira como você exibe os preços para os consumidores. Através da psicologia é possível induzir as pessoas a pensarem que os preços estão menores.
Por exemplo:
O famoso “99” é a estratégia de preço psicológico mais usada atualmente no varejo, e é bastante simples.
Basta remover um centavo dos preços cheios.
Quer conhecer outras 10 estratégias psicológicas (testadas e aprovadas) para aplicar no seu supermercado? Veja nosso artigo completo sobre o preço psicológico.
Passo #2: Escolha as cores certas
A é usada há décadas para aumentar as vendas em diversos setores. As cores que mais influenciam nos cartazes de ofertas para supermercados são:
- Vermelho;
- Amarelo;
- Laranja.
Sabe por que?
Estas cores estimulam as áreas do nosso cérebro responsáveis pela atenção, apetite, ânimo e até felicidade.
Passo #3: Utilize os tamanhos e locais adequados
Não adianta amontoar cartazes gigantes nos corredores e esperar que os consumidores comprem. Tampouco espalhar pequenos cartazes aleatoriamente pela loja.
É tudo uma questão visual.
Mantenha os maiores cartazes mais afastados dos clientes, de modo que seja possível notar e entender as promoções a longa distância.
No corredores e locais mais apertados prefira os cartazes menores (A5), mas cuidado para não exagerar na quantidade.
Lembre-se:
Os cartazes são ferramentas para destacar os preços dos produtos, um corredor cheio de produtos destacados é um corredor sem destaques.
Passo #4: Acrescente informações adicionais
Informações adicionais são aquelas que agregam mais valor aos cartazes e melhoram a experiência de compra dos clientes.
Essas informações podem ser:
- Dicas de combinações de alimentos.
- Receitas;
- Informações nutricionais e benefícios à saúde;
- Informações interessantes sobre o produto.
Passo #5: Aproveite as imagens
O cérebro humano do que textos.
É por isto que usar belas imagens, acompanhadas do preço, podem melhorar a percepção dos consumidores à oferta.
Além disso, uma bela imagem do alimento ativa lembranças no nosso subconsciente que podem gerar apetite, aumentando as compras por impulso.
Passo #6: Use a tecnologia a seu favor
Quem trabalha nas campanhas de preços dos supermercados sabe como a rotina pode ser agitada. Todos os produtos da campanha precisam ser expostos entre as datas estabelecidas.
Para agilizar o processo de criação dos cartazes, existem programas específicos para criar cartazes que podem agilizar este processo.
Por exemplo, o é um programa para criar cartaz de supermercado onde você consegue importar planilhas com todos os preços e descontos para criar os encartes rapidamente.
Depois é só mandar imprimir.
Confira o vídeo:
Deste modo a própria equipe de marketing do supermercado pode criar em imprimir campanhas inteiras no próprio estabelecimento de forma ágil e sem criar dependências com cartazistas contratados.
Passo #7: Evite a poluição visual
Você seguiu todos os passos e terminou os cartazes do mercado? Legal!
Agora olhe para eles e responda:
É possível entender facilmente as ofertas?
Não adianta fazer um cartaz lindo, cheio de informações e com fontes maravilhosas se o consumidor não consegue entender a oferta rapidamente.
Encartes poluídos visualmente podem até atrair a atenção, mas o cérebro não consegue processar muita informação agrupada.
Quando queremos induzir uma compra por impulso ou atrair pessoas para dentro do mercado, o tempo é crucial.
As pessoas devem olhar para as promoções e entender rapidamente o valor da oferta.
Então eu devo colocar somente o nome e o preço do produto?
Não!
Você deve pensar no local onde será exposto o cartaz e planejar o seu conteúdo.
Por exemplo:
Nos cartazes da área externa deixe somente as informações principais, pois o tráfego é muito rápido. As pessoas estão passando de carro, ônibus, bicicleta e até mesmo a pé, e não há muito tempo para ficar lendo diversos cartazes de promoções do seu supermercado.
Outra dica importante é:
Prefira expor os menores preços nas áreas com maior trafego, deste modo você consegue criar a sensação no subconsciente das pessoas de que o restante dos produtos também estão baratos.
Já para a área interna, alterne entre cartazes simples e cartazes com valor agregado.
Passo #8: Tome cuidado com a ortografia
Mais um quesito que você deve verificar ao verificar ao finalizar os encartes do supermercado.
Erros nos cartazes diminuem a reputação da sua empresa.
Afinal, a primeira coisa que as pessoas fazem hoje em dia é tirar uma foto e publicar nas redes sociais.
Você quer sua empresa satirizada na internet?
Além disso, os erros de ortografia tiram a atenção do consumidor.
Quer saber por que? A psicologia explica:
Nossa visão funciona como um lente de uma câmera, focando um ponto de atenção e embaçando o resto.
O ponto focado está sendo processado pelo cérebro, o resto não. Este “resto” se chama .
Na visão periférica, não temos a capacidade de extrair os detalhes.
Nosso cérebro faz isso porque não possui capacidade de processar tudo o que está acontecendo ao mesmo tempo.
Quando há um erro no cartaz, o consumidor desvia a atenção do preço para o erro.
Ou seja, o preço, que deveria receber toda a atenção, é ignorado.
Fonte: https://helioprint.com.br