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Marketing ou propaganda para clínicas médicas são temas que ainda assustam alguns profissionais da saúde.

Porém…

Existem diversos exemplos de clínicas que usaram marketing e propaganda (dentro das limitações legais) de forma inteligente, e assim conseguiram atrair e fidelizar mais pacientes, acelerando o crescimento da empresa.

Quer usar essas estratégias para fazer sua clínica crescer?

Neste artigo você vai aprender como atrair mais pacientes para sua clínica médica através de estratégias comprovadas de marketing e propaganda.

E o mais importante:

Tudo dentro da lei.

1. Leia o manual de publicidade médica atual

Objetivo: Manter-se adequado às regras de publicidade médica.

Afinal, médicos podem fazer propaganda?

Sim, podem, mas precisam seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, referente às informações dadas ao público. Esses critérios regulam quais informações os médicos podem, ou não, publicar.

Se tiver qualquer dúvida sobre as dicas e estratégias apresentadas neste artigo confira as resoluções  e .

 

2. Crie bons relacionamentos com consultórios

Objetivo: Receber indicações de consultórios.

Quando um médico precisa de exames para realizar o diagnóstico de um paciente, costuma indicar uma clínica para a realização dos procedimentos.

Quando isso acontecer, qual clínica você deseja que ele indique?

  • A minha clínica
  • A clínica do concorrente

Não se esqueça:

A relação entre um médico e o seu paciente é algo que envolve muita confiança.

Quando o médico fala, o paciente ouve.

Afinal, estamos falando do bem mais precioso de uma pessoa: sua saúde.

Boas conexões são muito importantes no mundo dos negócios, quanto maior for a sua rede de relacionamentos profissionais, mais clientes virão por indicação.

 

3. Use as redes sociais

Objetivo: Aumentar a visibilidade da sua clínica através de dicas de saúde.

Diversos profissionais da saúde, nas mais diversas áreas, já usam redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook para dar dicas de saúde.

Esta prática não é contra a lei.

O CFM permite o uso de redes sociais para disseminar conteúdos científicos (comprovados) sobre medicina.

A melhor parte?

Essas dicas agem como estímulos no subconsciente das pessoas. No futuro, quando elas precisarem de serviços relacionados à sua especialidade, há grandes chances de que lembrem de você.

Mas isso não é tudo.

As pessoas gostam de compartilhar dicas úteis, aumentando o alcance da sua marca.

Como aplicar essa estratégia na minha clínica?

Você pode dar dicas de saúde relacionadas às especialidades dos profissionais da sua clínica. É uma ótima maneira para conseguir pacientes particulares.

Lembrando que o CFM só permite a propaganda de, no máximo, duas especialidades por médico.

Além disso, você pode divulgar dados do seu negócio que interessem outros médicos (aqueles que podem recomendar pacientes).

Esses dados podem ser estatísticas sobre a eficiência da clínica, a qualidade dos exames de imagem ou qualquer outra coisa.

Mas lembre-se:

O CFM não permite que você garanta os resultados dos procedimentos ou use fotos de pessoas famosas e pacientes. Além disso, é proibido usar termos como “melhor”, “garantido”, “funciona sempre” ou outros que passem a sensação de garantia.

Para finalizar:

Use sempre dados científicos e verdadeiros para embasar suas publicações.

 

4. Use WhatsApp e Facebook Messenger

Objetivo: Manter contato e gerar comodidade para os pacientes.

Usar aplicativos de mensagens instantâneas deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação.

As pessoas não querem mais perder tempo em ligações ou emails demorados.

Elas querem comodidade.

Porém, assim como em outras redes sociais, é preciso tomar alguns cuidados na hora de conversar com os pacientes por esses meios.

O que pode ser feito:

  • Dar dicas de saúde (caráter informativo);
  • Sanar dúvidas sobre tratamentos dos pacientes que já tenham se consultado presencialmente;
  • Divulgar procedimentos sem garantia de resultados;

O que não pode ser feito:

  • Realizar consultas e diagnósticos;
  • Expor fotos de outros pacientes, mesmo que com a autorização dos mesmos;
  • Prescrever medicamentos;
  • Publicar imagens do “antes e depois” de procedimentos;
  • Cobrar por atendimentos via APP.

É importante enfatizar que:

Os pacientes sempre devem ser incentivados a procurar assistência médica presencial em caso de situações de emergência.

 

5. Invista em marketing psicológico

Objetivo: Criar associações positivas no subconsciente dos pacientes através de experiências sensoriais.

Fazer marketing para clínicas médicas não se trata apenas de divulgar sua empresa na internet, outdoors ou distribuir panfletos.

Um dos maiores segredos para atrair pacientes para sua clínica é estimular todos os sentidos durante a jornada de atendimento, fazendo com que associações positivas sejam criadas nos subconscientes das pessoas.

E não cometa o erro de ser cético.

Truques psicológicos são usados no varejo há anos, e as mesmas técnicas que funcionam lá também funcionam na área da saúde.

No final, o cliente sai da sua clínica mais satisfação, e gera mais recomendações.

É o famoso marketing boca a boca.

Confira abaixo algumas dessas técnicas:

 

1ª experiência: Fachada

Acredite, ao contrário do que o ditado recomenda, as pessoas julgam o livro pela capa.

Uma fachada suja, mal cuidada ou inexistente passa a sensação de uma clínica ruim e pouco confiável.

Afinal, quando falamos em ambientes hospitalares, higiene é primordial.

A recomendação é:

Aproveite a fachada para criar uma identidade visual aconchegante e acolhedora onde, ainda de fora, os pacientes possam sentir que irão entrar em um local confiável e profissional.

2ª experiência: Recepção

Todo mundo odeia esperar.

Quanto mais agradável forem os momentos pré-consulta, mais satisfeitos os pacientes vão se sentir.

Para isso, alguns truques são:

  • Crie distração: TV’s, revistas ou internet. Que tal deixar a senha do Wi-Fi em uma placa bem visível?;
  • Ofereça degustação: Café, água ou bolachas;
  • Mantenha o ambiente limpo e organizado: Bem como a fachada, a recepção possui o papel de transmitir profissionalismo, por isso, capriche na organização e limpeza;
  • Decore o ambiente: A recepção deve estar organizada e higienizada, mas não precisa parecer com os ambientes esterilizados da clínica. Aproveite o local para usar decorações mais descontraídas. Algumas plantas e quadros são excelentes escolhas;
  • Fuja das pinturas tradicionais: A cor branca pode deixar o ambiente com “cara de consultório”. Use cores (em tons claros) que tragam sensações de relaxamento e tranquilidade, como verde ou azul, ou cores que remetem à especialidade da clínica;
3ª experiência: Atendimento

O atendimento é o ponto que mais pesa no julgamento dos pacientes.

Muitas vezes, os clientes vão decidir pela qualidade do atendimento, mesmo que a clínica seja pior em outros fatores.

Entenda o motivo disso:

Ninguém gosta de ir no médico. Afinal, isto indica, normalmente, que há algo de errado com a nossa saúde. Se, além de precisar ir ao médico, as pessoas forem mal atendidas, a insatisfação com aquela experiência aumenta.

Como contornar essa situação?

Treine e cobre sua equipe para tornar essa experiência agradável.

Trate os pacientes como eles merecem: muito bem.

Desde as secretárias até os especialistas devem ser carismáticos e amparar os pacientes a todo momento.

No final, por pior que possa ser o diagnóstico, os pacientes vão saber que foram bem atendidos e que podem contar com a equipe da sua clínica.

 

6. Construa um site rápido, informativo e bonito

Objetivo: Informar sobre o negócio e transmitir confiabilidade.

Muitas vezes, um site é o primeiro ponto de contato entre uma clínica e um possível cliente ou outros consultórios e clínicas.

Por este motivo, do mesmo jeito que uma bela fachada ou recepção transmitem segurança, um site rápido e bonito é fundamental para gerar credibilidade.

Lembre-se:

O site deve ser uma extensão digital do seu negócio e servir para informar e transmitir profissionalismo e confiança aos seus pacientes ou futuros parceiros.

Quais informações o CFM permite constar no meu site?

O que pode:

  • Contato, localização, equipamentos, exames e procedimentos;
  • Dicas de saúde de caráter informativo;
  • Corpo clínico e suas especialidades, restrito a duas especialidades por médico;
  • Sistema de agendamentos online.

O que não pode:

  • Quaisquer expressões sensacionalistas como “resultados garantidos”, “antes e depois”, “melhor”, “funciona de verdade” e etc;
  • Fotos de pacientes ou membros que possam levar a identificação dos mesmos, como marcas ou tatuagens (mesmo que com autorização);
  • Preços e/ou formas de pagamento de procedimentos, promoções ou sorteios.

Dica especial de marketing: Alguns dos principais requisitos para um site ser bem visto aos olhos do Google são: velocidade, adaptabilidade para dispositivos móveis e boa experiência de navegação.

 

7. Crie um blog

Objetivo: Alcançar novos clientes através de conteúdos relevantes.

Estratégias de atração de leads (no seu caso, possíveis pacientes) já estão em evidência há algum tempo.

Esses tipos de marketing funcionam por meio de conteúdos relevantes e materiais educativos de qualidade.

A principal ferramenta para aplicar essas estratégias é um blog.

Como posso começar um blog para minha clínica?

O primeiro passo é aprender sobre e . Existem dezenas de guias na internet.

Depois, oriente seu time de marketing e seus médicos a criarem conteúdos relacionados às respectivas especialidades.

E quanto ao CFM?

Não há restrições quanto a disseminação de conteúdo por médicos através de blogs, contanto que seja de cunho científico e educativo. Somando a isto, um blog de uma clínica deve seguir as mesmas limitações de publicidade das redes sociais.

E para finalizar:

Os artigos publicados por médicos (ou que houve a participação na criação) devem conter:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for;

 

8. Faça uma conta no Google Meu Negócio

Objetivo: Ser encontrado por pacientes e médicos próximos (geograficamente falando) que pesquisem por clínicas no Google.

Você sabe o que uma pessoa vê quando pesquisa por “clínica de diagnóstico por imagem” no Google?

Isso:

google meu negocio clínicas médicas

O Google usa algoritimos complexos de localização e relevância para indicar os resultados mais adequados para os usuários.

Quer aparecer nesses resultados? .

Lá você vai cadastrar os dados da sua clínica como serviços prestados, horários de funcionamento, canais de atendimento e outros detalhes importantes.

Pronto!

Quando alguém próximo fizer uma pesquisa no Google, sua empresa vai estar lá.

Para saber mais sobre o assunto, inclusive algumas estratégias para aparecer na frente dos seus concorrentes, assista o vídeo abaixo:

 

9. Compre anúncios

Até agora vimos estratégias de marketing para clínicas. Agora vamos falar um pouco sobre propaganda médica em si.

Hoje em dia, uma das maneiras mais eficazes de alcançar o seu público-alvo é através de anúncios online.

Ao contrário de outdoors, panfletos e outras mídias físicas, o universo online permite acertar incisivamente as pessoas você deseja.

E para melhorar:

Você controla o valor do investimento e calcula o retorno real sobre o investimento dia após dia.

Quais as melhores maneiras de fazer propaganda online para minha clínica médica?

  • Google Adwords;
  • Facebook Ads.

Google Adwords: são aqueles anúncios que aparecem no topo da página de resultados do Google.

Esses anúncios são comprados através de palavras-chaves, e você só paga, de fato, quando alguém clica no seu anúncio.

Se ninguém clicar, o custo é zero.

Mas o que são palavras-chaves?

Termos que as pessoas pesquisam no Google.

Por exemplo:

palavras-chaves google

 

Cada um dos termos acima são palavras-chaves.

Essas palavras são escolhidas no momento da criação das campanhas. Também é possível verificar outros dados como o volume de pesquisa mensal para cada palavra chave e o custo por clique.

google keyword planner

Quer saber mais?

Aprenda, passo a passo, .

 

O Facebook Ads funciona de forma diferente.

Você cria a campanha com base nos objetivos do anúncio e nos interesses e dados das pessoas.

Por exemplo:

Atrair mais pessoas para o meu site, focado em mulheres de 30 à 40 anos que morem em São Paulo.

Depois, basta definir o valor do investimento e a duração da campanha.

facebook ads orçamento

 

Quer saber mais?

Aprenda, passo a passo, .

 

E quanto as mídias físicas?

Ao longo dos anos nosso cérebro aprendeu a ignorar aqueles anúncios corriqueiros que tentam forçar a compra de um produto.

Em casos mais extremos esses anúncios podem gerar repulsa, pois são vistos como publicidade maçante e fora de contexto.

Precisamos concordar:

Quando uma pessoa precisa de um serviço médico, ela pede recomendações para amigos ou pesquisa na internet.

Aquele anúncio visto em um outdoor ou panfleto é sempre a última opção.

Mas…

Se você identificar que realmente há retorno sobre este tipo de investimento para o seu negócio, invista!

 




Fonte: https://helioprint.com.br

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