Quando você não é bem atendido em uma loja, a probabilidade de voltar lá diminui, assim como a vontade de indicá-la para as pessoas, certo? O mesmo pode acontecer em sua gráfica se um cliente não receber a atenção merecida. Por isso, capacitar a equipe de vendas é muito importante.
A pesquisa anual CXTrends, que traz informações sobre a experiência do cliente no Brasil e aponta as tendências para 2019, mostrou que 52% dos consumidores entrevistados considera mediana a qualidade do atendimento prestado pelas empresas brasileiras.
Além disso, 68% acha que os profissionais não estão preparados para atendê-los.
O estudo também mostrou que o atendimento é o segundo (65%) entre os três fatores que levam clientes a comprar novamente em uma empresa. A qualidade do produto/serviço está na primeira posição (68%) e o preço em terceiro lugar, com 63%.
Ou seja, não adianta oferecer um ótimo produto, com um preço acessível, se o público não for bem atendido. Se você quer aumentar o número de clientes neste ano, chegou a hora de preparar a sua equipe e para ajudá-lo. Nós, da Fabmetal, criamos uma lista com 8 motivos para capacitar a equipe de vendas de sua gráfica o quanto antes. Confira!
1 – Capacite sua equipe de vendas para fidelizar clientes
Como já deu para perceber, um bom atendimento faz diferença na hora da venda de um produto. Se os vendedores que trabalham em sua gráfica estiverem preparados, eles darão mais atenção aos clientes e a chance de fidelizá-los é muito maior.
Algo simples, como saber o nome do cliente e ter um banco de dados com data de nascimento, contato e os serviços que ele utilizou em sua gráfica, pode fazer muita diferença.
Essas informações, adquiridas por sua equipe, são importantes para criar ações focadas na fidelização dos clientes: um brinde personalizado, um e-mail de feliz aniversário, 10% de desconto na próxima compra e assim por diante. Ações como essas fazem o público se sentir importante e fortalecem o relacionamento com sua gráfica. Afinal, nela o atendimento é personalizado e os vendedores tornam a experiência da venda mais agradável.
2 – Uma equipe preparada saberá improvisar na hora da venda
Um atendente capacitado tem mais facilidade em fazer vendas adicionais. Se um cliente chegar em sua gráfica pedindo por um serviço que ela não oferece, por ter conhecimento na área, o vendedor pode sugerir outros serviços de impressão semelhantes ao procurado – sem se prender ao portfólio de produtos ou ao pedido em si.
Se ele estiver treinado e tiver domínio sobre o portfólio de serviços de impressão que a gráfica oferece, poderá improvisar, ajudar o cliente e, claro, aumentar as chances de concluir a venda.
3 – Um vendedor habilidoso sabe o que vende e o que não vende bem
Um vendedor treinado, por estar sempre atento ao que os clientes estão adquirindo, saberá quais são os tipos de impressão que mais saem, assim como os papéis e cortes mais escolhidos, por exemplo. Esse conhecimento facilita muito na hora de reavaliar o portfólio de serviços – seja para eliminar os que não estão vendendo bem ou para se preparar para a demanda dos que mais saem – tendo segurança, inclusive, para sugerir um plano de aquisição de novas máquinas para atender melhor a demanda do público.
4 – Uma equipe treinada também ajuda a diminuir gastos desnecessários
Quando os colaboradores passam por uma capacitação, entendem sobre o que estão vendendo e quais equipamentos são utilizados. Para que isso aconteça, eles podem explorar melhor os recursos dos equipamentos de impressão. Uma equipe bem treinada conhece as máquinas e suas limitações, reduzindo o desperdício de produção e a reimpressão.
5 – Uma equipe de vendas capacitada se motiva e, motivada, vende mais
Quando você capacita seus colaboradores, também investe na carreira deles, motivando-os a querer continuar em sua gráfica. Assim como os clientes, sua equipe também precisa se sentir importante e entender seu propósito dentro do negócio. Quanto mais investimento em cursos, workshops, palestras e eventos, por exemplo, mais ela aprenderá, se motivará e atenderá melhor, pois também se sentirá valorizada.
6 – Vendedores preparados sabem o que vender e para quem vender
É muito ruim quando você chega a uma loja procurando por uma solução e o atendente lhe vende o produto errado, não é mesmo? Vendedores preparados conhecem bem o portfólio de produtos e sabem como usar as máquinas de impressão.
Na hora de conversar com os clientes e entender o que precisam, conseguem ser assertivos, entregando o material esperado, evitando o retrabalho e o desapontamento por parte do público.
7 – Uma equipe de vendas capacitada sabe se comunicar
É muito chato quando o atendente acaba sendo ríspido ou responde somente “sim” e “não”. A capacitação de sua equipe de vendas irá ajudar seu time a desenvolver a oratória, os argumentos, o tom de voz, a postura corporal e lhes proporcionará mais confiança na hora da venda.
8 – O atendimento é importante no offline e no online
Com as redes sociais, o atendimento também teve que se modernizar. Hoje em dia, se você não está online, pode perder clientes. Logo, investir na capacitação do seu time de vendas para a web também é importante. Esse serviço diferenciado poderá aumentar suas vendas e fidelizar clientes – ainda mais se a sua empresa for uma gráfica rápida.
Vale lembrar que, assim como no offline, o online também requer dedicação, observação e atenção. Sua equipe deverá responder as dúvidas com rapidez e coerência, sempre tendo bom senso e a percepção de que, apesar de ser uma rede social, é um trabalho e deve ser levado a sério.
Agora que você já sabe porque deve investir na capacitação da equipe de vendas de sua gráfica, esperamos que você invista em seu time, aumente suas vendas e possa continuar oferecendo sempre um ótimo serviço para seus clientes.
Lembrando que aqui no blog da Fabmetal você tem acesso a muitos materiais que podem ajudá-lo em sua gráfica. É só acessar e conferir! Em caso de dúvidas e sugestões, basta deixar seu comentário.
Caso você queira abrir uma gráfica digital ou ampliar a que já tem, o e-book Todos os passos para montar uma gráfica digital traz as informações que você precisa – dos procedimentos iniciais aos processos. Ele também é bom para quem pensa agregar o serviço em uma gráfica offset. Para ler é só clicar no botão abaixo.
Fonte: https://helioprint.com.br