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Oferecer um produto de qualidade e ter um bom preço não são mais o suficiente para aumentar as vendas. As pessoas estão cada vez mais exigentes, o atendimento se tornou um fator ainda mais importante no processo de compra e usar as mesmas técnicas para vender já não funciona mais.

Os consumidores querem experiências novas e serem encantados. Se a sua gráfica não oferece isso, as chances de escolherem a concorrência é muito maior. Logo, investir em ideias para atender melhor e oferecer vantagens fará com que sua empresa se destaque no mercado.

Pensando em ajudá-lo nesse processo, reunimos 6 dicas para encantar os clientes e aumentar as vendas em sua gráfica.

1 – Invista na capacitação de sua equipe e melhore o atendimento ao cliente

Nós já falamos aqui sobre a importância de capacitar sua equipe. Vendedores treinados conhecem bem os serviços oferecidos pela gráfica, os equipamentos, tipos de papéis, cortes, texturas… E todas essas informações enriquecem o atendimento.

Ao ser capacitada, sua equipe será mais assertiva e indicará aos clientes um material que atenda suas necessidades, transparecendo credibilidade e profissionalismo.

E se a sua gráfica não possui determinado produto no portfólio, seus colaboradores poderão mostrar opções semelhantes, pois têm conhecimento sobre o que vendem. Isso acaba não deixando a oportunidade de venda passar.

Além disso, um vendedor capacitado sabe que é importante ter simpatia e disposição para tirar as dúvidas dos compradores e ajudá-los a escolher o melhor. Esse tipo de atitude encanta as pessoas e mostra que a sua empresa se importa com elas.

2 – Proponha-se a saber mais sobre seus clientes

Você conhece seus clientes? Sabe qual é a faixa etária dos que mais compram? A profissão, onde moram, quais são seus hobbies? A partir de informações como essas a sua gráfica pode oferecer novos produtos, ter novas estratégias de vendas e surpreender os clientes.

Não é preciso uma pesquisa complexa para obter esses dados. Uma simples conversa na hora da venda pode revelar muitas dessas características e, assim, estreitar laços, ajudando-o a oferecer um atendimento mais personalizado e humanizado, encantando as pessoas.

3 – Escute quem frequenta sua gráfica

Outra forma de encantar os clientes e aumentar as vendas em sua gráfica é ouvindo o que eles têm a dizer. Peça sugestões, pergunte suas opiniões e mostre que está aberto para escutá-los.

Saber o que as pessoas pensam dos serviços oferecidos, da qualidade do atendimento, do tempo de entrega, preço, portfólio de produtos e outros, ajudará na fidelização dos clientes, pois quanto mais feedback você tiver, mais conseguirá implementar ideias e novas soluções, fazendo eles voltarem.

Por exemplo: se você oferece uma sugestão de melhoria para uma loja e, na próxima compra percebe que a ideia foi colocada em prática, com certeza se sentirá valorizado, pois viu que a empresa se importa e ouviu o que tinha a dizer. O mesmo acontece com a sua gráfica.

Portanto, converse mais com clientes, anote as informações e pense em como aplicá-las em seu negócio.

4 – Inspire-se na Disney e esteja atento aos detalhes

Quando se trata de encantar clientes, a Disney é uma referência. Isso porque ela está sempre atenta aos detalhes.

No livro Nos Bastidores da Disney, o autor Tom Connellan cita um exemplo interessante: em alguns dos parques, os visitantes podem andar em carruagens, mas quando elas não estão em movimento, os cavalos ficam amarrados em postes estratégicos.

Esses postes são pintados pela equipe da Disney todas as noites. Para a empresa, os visitantes do parque não podem encontrar algo – por mais simples que seja – que não demonstre o quanto são importantes ali.

Claro que este exemplo é bem específico e a Disney tem uma estrutura gigantesca, mas vale se inspirar no caso para prestar mais atenção aos detalhes; aos clientes, e mostrar que a sua empresa se importa com eles.

Analise tudo o que pode ser mudado no atendimento, nos serviços, na forma que entrega os materiais. Também olhe para a estrutura física de sua gráfica. Será que ela é acolhedora?
O que você pode fazer para deixar o ambiente mais alegre e confortável?

Lembre-se que na hora de encantar as pessoas, todo detalhe é importante. Até uma planta em cima do balcão pode trazer mais vida e mudar a forma com que as pessoas enxergam sua gráfica.

5 – Quando uma equipe é valorizada, ela valoriza os clientes

Uma empresa é feita por pessoas e para pessoas. Se os seus colaboradores não forem valorizados, consequentemente não valorização os clientes. Por isso você também tem que pensar em estratégias para estimular seu time de vendas.

A satisfação dos seus funcionários conta muito na hora de encantar os consumidores. Portanto, pense em quais benefícios pode oferecer, nas bonificações, em ideias engajadoras e mostre que, assim como os clientes, sua equipe também é importante.

6 – Reúna ideias para encantar os clientes de sua gráfica

Depois de conversar com seus clientes e de conhecê-los melhor, reúna seu time e pense em ações para surpreendê-los. Não limite a criatividade! Anote todas as ideias que vocês tiveram e depois selecione as melhores.

Se quiser, faça dois tipos de seleção: ideias fáceis de implementar e ideias para implementar a longo prazo. Depois disso, estabeleça as datas para colocá-las em prática.

Sugestões de brindes, novos serviços, decoração do ambiente, soluções para atender mais rápido e melhor… Esses são alguns dos muitos temas que você pode abordar nessa reunião com os colaboradores e tornar sua gráfica inovadora no mercado.

Gostou das dicas que preparamos para encantar os clientes e aumentar as vendas em sua gráfica? Esperamos que você coloque elas em prática e que as pessoas tenham boas experiências sempre que escolherem seus serviços.

Lembrando que aqui no blog da Fabmetal você encontra outras ideias para melhorar seu atendimento e saber mais sobre o mercado gráfico. Acesse e fique sempre por dentro das novidades. Nossa página de materiais educativos também está cheia de e-books e vídeos que podem aumentar seu conhecimento. Clique aqui para conferir.

 




Fonte: https://helioprint.com.br

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