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Se você chegou a este artigo, é muito provável que tenha uma vontade em mente: ser dono do próprio negócio. Ao contrário do que muitos imaginam, o mercado gráfico ainda é promissor e proporciona grandes oportunidades para quem deseja empreender. Ele é um dos únicos que podem gerar uma margem de lucro de até 90%. É uma ótima porcentagem, não é mesmo?

Mas antes de investir nessa área, tirar sua ideia do papel e montar uma gráfica digital, saiba que é importante entender como esse tipo de empresa funciona – desde os serviços que ela oferece, aos equipamentos necessários para seu funcionamento e, claro, seu público-alvo. Dependendo das pessoas que você pretende atingir, o portfólio de produtos será diferente, assim como as máquinas utilizadas.

Tudo bem, nós sabemos que são muitas informações para assimilar logo de cara, mas fique tranquilo. Para ajudá-lo nessa fase inicial e tirar suas dúvidas, nós, da Fabmetal, que atuamos no mercado de impressão há mais de 35 anos, listamos 4 perguntas básicas que você deve se fazer antes de montar uma gráfica digital:

1 – Quais serviços vou oferecer em minha gráfica digital?

Muitas dúvidas surgem quando se trata dos serviços que uma gráfica digital oferece. Mas, antes de definir o seu portfólio de produtos, é importante analisar o mercado. A demanda de serviços pode sim, ter relação com a localização do estabelecimento.

Por isso é importante estudar bem a região e descobrir as necessidades dos moradores, sua idade, que tipo de produtos consomem, com que frequência procuram uma gráfica e outras informações relevantes.

Essa pesquisa prévia ajudará muito na hora de escolher os produtos da sua empresa e evitará o encalhe de materiais, assim como o desperdício – diminuindo custos desnecessários e direcionando o foco para o que realmente tem saída.

Uma gráfica digital pode oferecer uma gama bem diversificada de produtos. Inclusive, nós já listamos eles aqui no blog, e pode servir como base para que você descubra quais são os serviços que você pretende – e poderá – oferecer inicialmente.

Ah, e se quiser aprofundar um pouco mais seu conhecimento, sugerimos conferir nossas postagens sobre gramatura, tipos de papéis e tipos de acabamentos gráficos.

2 – Quem é meu público-alvo?

Ter em mente o público-alvo de sua gráfica digital é essencial para definir a gama de serviços, preços, estratégia de divulgação e, claro, os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento do negócio.

Por exemplo: se o seu estabelecimento fica perto de escolas ou universidades, já sabe que muitos estudantes irão até ele. Esse é o público que você deseja atender? Se sim, quais são os produtos que você deve oferecer?

Agora, se a sua gráfica fica perto de uma área gastronômica, é muito possível que os restaurantes da região sejam seus clientes. Você deseja trabalhar com cardápios, guardanapos e outros materiais que tenham a ver com esse nicho? Quais são os insumos que a sua gráfica precisa ter para atender esse público da melhor forma possível?

Percebeu que a segunda pergunta está totalmente ligada à primeira? Isso porque a localização interfere no público-alvo. E ter isso em mente é importante para que você monte seu negócio em um lugar estratégico – e que realmente tenha a ver com o que deseja vender.

Para entender melhor o público-alvo da sua gráfica digital, além de estudar a região e a demanda, também é necessário validar a aceitação dos clientes, conhecer bem quais são os pontos fortes e os pontos fracos de sua gráfica e, claro, continuar investindo em pesquisas de mercado. Para saber mais, leia nosso artigo.

3 – Em quais equipamentos devo investir?

Depois de identificar quais são os serviços que você deseja oferecer e quem é seu público-alvo, chega a hora de pensar no equipamento em que você deve investir. Inicialmente, se preocupe em ter guilhotina, plastificadora, perfuradora, vincadeira e, claro, boas impressoras.

Com esses materiais já é possível ter uma gráfica rápida que atenda grande parte das demandas: flyers, cardápios, agendas, panfletos, documentos plastificados, cadernos e outros.

Tendo em mente os produtos oferecidos por sua gráfica, fica mais fácil escolher a impressora. Na hora de comprá-la, leve em consideração o volume de impressão, a tecnologia utilizada, formatos que o equipamento suporta, a gramatura do papel, resolução e a velocidade.

Se você busca por uma recomendação de equipamento e saber mais sobre o processo de escolha da impressora, temos dois artigos que podem ajudá-lo: Como escolher a melhor impressora para minha gráfica e Como montar uma gráfica rápida.

Ah, e aqui vai outra informação importante: existem várias formas de financiamento para a compra dos equipamentos de sua gráfica digital. E essas alternativas vão além das tradicionais. Clique aqui para saber quais são.

4 – Qual é o diferencial da minha gráfica digital?

Diante de tantas gráficas digitais, é importante identificar qual será o seu diferencial. Será o portfólio? O preço? O atendimento? A rapidez na entrega? Você quer que a sua gráfica seja lembrada por quais características?

Uma forma de se diferenciar da concorrência é estar sempre atento às tendências do mercado. Pesquisando, indo atrás de materiais diferenciados, produtos novos, que tenham a ver com seu público-alvo.

O atendimento também influencia muito na hora da compra. Para que seus clientes voltem a comprar da sua gráfica, invista na capacitação da sua equipe de vendas, procure sempre entender a necessidade do seu público, trazendo soluções e oferecendo serviços equivalentes – caso sua gráfica não tenha o que ele procura.

Trate-o sempre pelo nome, de uma forma pessoal e educada. Para que ele se sinta especial e bem-vindo em seu estabelecimento. Essa é uma boa forma de mostrar que sua empresa se importa e que é diferente de muitas gráficas que a gente encontra por aí.

Viu só? Com apenas 4 perguntas já é possível entender mais sobre o mercado gráfico, o que você precisa para montar sua gráfica digital e obter sucesso com a própria empresa. Esperamos que você tenha aprendido mais sobre esse tipo de negócio, tirado suas dúvidas e que consiga aplicar nossas dicas.

Agora você já sabe: para continuar adquirindo conhecimento sobre o mercado de impressão, é só continuar acessando nosso blog e contar com a Fabmetal!




Fonte: https://helioprint.com.br

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