Organizar as prateleiras de supermercados pode ser uma tarefa simples para os marketeiros mais experientes.
Porém, algumas pessoas, principalmente nos mercados menores, ainda possuem dificuldades para fazer a arrumação das gôndolas de forma eficiente.
Ou ainda pior…
Algumas pessoas pensam que a organização dos produtos nas gôndolas não influenciam nas vendas.
Isto é um grande erro.
A disposição dos produtos nas prateleiras afetam diretamente as vendas de um mercado.
Quer saber como colocar os produtos para vender mais?
Neste artigo vamos dar várias dicas de como organizar prateleiras de supermercados para alavancar suas vendas.
Existe uma fórmula para organizar prateleiras de supermercado?
Sim, existe, e é comumente implementada nos layouts dos mercados ao redor do mundo.
Mas qual é o segredo, afinal?
O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.
Esses níveis são:
- Acima da cabeça: Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade, e por isto você deve colocar produtos de menor interesse;
- Altura dos olhos: Este nível também é conhecido como área nobre, pois é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Nesta área você deve colocar os produtos com melhor margem de lucratividade, os mais caros. Como o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores;
- Linha da cintura: Podemos considerar outra das grandes áreas para expor os produtos. Coloque aqui os produtos de grande procura;
- Abaixo da cintura: O nível abaixo da cintura já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, por isso é interessante que você coloque aqui os produtos mais baratos e que os consumidores sempre compram. Desse jeito, mesmo que o produtos não estejam visivelmente posicionados, as pessoas tendem a procurá-los do mesmo jeito, pois são produtos essenciais ou mais baratos.
- Chão: O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.
Como organizar os produtos nas prateleiras de acordo com os níveis?
Utilizar a estratégia de posicionamento em níveis não irá resolver todos os seus problemas.
Ainda é preciso organizar os produtos de forma que chamem a atenção dos consumidores.
Para fazer isso vamos mostrar algumas das técnicas mais usadas atualmente. Confira abaixo.
Principais maneiras de organizar os produtos nas gôndolas de supermercados
- Organizar os produtos verticalmente, por produto;
- Organizar os produtos em blocos, por marca;
- Organizar os produtos horizontalmente;
- Organizar os produtos aleatoriamente.
Dentre as maneiras citadas acima, há duas maneiras excelentes, uma neutra e uma péssima.
Quer saber quais são as melhores e as piores técnicas? Continue lendo.
Organizando as prateleiras de supermercado verticalmente
Organizar os produtos verticalmente é uma excelente forma de causar o impacto visual da marca exposta.
O que isto significa?
Significa que ficará muito mais fácil para o consumidor perceber os produtos, pois, conforme as pessoas caminham, os produtos aparecem naturalmente em seus campos de visão.
Confira alguns exemplos:
Organizando as prateleiras de supermercado em blocos
Outra forma eficiente, e muito utilizada pelos supermercados, é a arrumação das prateleiras em blocos.
Os blocos são verticais de produtos divididas em pequenos “setores”.
Ou seja:
É uma vertical inteira da gôndola, porém, dividida entre produtos diferentes, normalmente da mesma marca.
Organizando as prateleiras de supermercado horizontalmente
A organização na horizontal ainda existe, mas pode ser menos eficiente do que as verticalizadas ou as blocadas.
Isso acontece porque, ao enfileirar os produtos nos diversos níveis das prateleiras, você acaba diminuindo o impacto visual que os produtos têm sobre os consumidores.
As pessoas caminham examinando somente um nível da gôndola, enquanto isto os outros produtos passam despercebidos.
Organizando as prateleiras de supermercado aleatoriamente
Vamos resumir:
Você nunca deve organizar os produtos aleatoriamente. Isto fará com que suas vendas diminuam.
A aleatoriedade vai cansar os consumidores e causar confusão na hora da compra, frustrando as pessoas e causando uma experiência ruim de compra.
Como aprendemos no artigo sobre marketing de supermercado, você deve proporcionar uma excelente experiencia de compra para os consumidores.
Sabe por que?
Porque quando as pessoas se sentem bem dentro da sua loja, elas passam mais tempo e realizam mais compras por impulso.
Como aproveitar as pontas das gôndolas
Um dos melhores pontos para anunciar os produtos são as pontas das gôndolas.
Mas por que elas são tão valiosas?
Porque vendem mais.
Isto acontece porque os consumidores tendem a notar mais os produtos que estão nestes espaços.
Aproveite estes “pontos extras” para organizar os produtos verticalmente ou em blocos (caso haja mais de um produto exposto), assim você conseguirá maximizar a exposição dos produtos.
Outra dica importante é:
Exponha poucos produtos. Dois ou três, no máximo. O agrupamento de diversos produtos nestes pontos pode desencadear o efeito contrário, fazendo com que os produtos passem despercebidos pelos olhos dos consumidores.
Mas não é só isto.
Você também pode utilizar estratégias de cross-merchandising, expondo produtos que estão fora do seu ponto natural de vendas para desencadear o efeito da venda casada.
Organize as prateleiras do seu supermercado de acordo com as datas sazonais
As data sazonais são excelentes oportunidades para expor os produtos de forma diferenciada, chamando mais a atenção dos seus clientes.
Sempre decore bastante as gôndolas para aumentar as compras por impulso.
Mas não se esqueça:
Utilize as mesmas regras de organização que vimos até agora.
Outras estratégias para otimizar a organização dos produtos nas prateleiras
Além dos métodos mais convencionais de arrumação das gôndolas, ainda existem pequenos aparatos que podem chamar a atenção dos clientes.
São dezenas de técnicas de marketing para atrair os consumidores, tais como o clip stripers, stoppers, wobblers, totens, cartazes, luminosos e etc.
Muito importante: Tome cuidado com os preços faltantes
A dica final não está relacionada com a organização dos produtos, mas impacta diretamente na venda dos produtos.
Fique sempre atento nas etiquetas de preços dos produtos. Elas precisam estar bem expostas e fáceis de encontrar.
Sabe por quê?
Quando um consumidor olha um produto, mas não encontra o preço, as chances de que ele compre são, praticamente, nulas.
Ou seja:
Não importa se você organizou os produtos bem, chamou a atenção e desenvolveu o interesse de compra.
Se houver dificuldade em encontrar o preço, todo o seu trabalho será perdido.
Fonte: https://helioprint.com.br